Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/11/2008 07:02

Artigo de Rosildo Barcellos: A guerra dos faróis

Prof. Rosildo Barcellos

Para quem trafega a noite pelas nossas ruas, não preciso nem explicar sobre a importância de estar com os faróis sempre regulados, mas reitero que “tão importante quanto ver é ser visto! É premente e notório que a percepção do movimento em conjunto com a luz torna o veículo melhor posicionado para todos e evita acidentes.Mas antes de qualquer análise desejo lembrar alguns conceitos importantes:

A luz de posição é o primeiro estágio da iluminação veicular. É importante manter acesa, quando estiver parado, especialmente em situações noturnas para reparos, trocas de pneus, acostamentos ou uma simples parada na farmácia, por exemplo.Assim quem vem ao longe pode perceber que podem estar pessoas transitando em volta do veículo. Em contrapartida, a luz baixa deve ser utilizada a partir do momento que não há mais luz natural, ou seja, do pôr-do-sol ao nascer do dia. Nas estradas, é recomendável trafegar com farol baixo aceso, mesmo durante o dia, isso facilita a visualização para os outros motoristas em situações de ultrapassagens.

O farol de longo alcance deve somente ser utilizado junto com os principais e em facho alto, já que possui a função de iluminar grandes distâncias, principalmente em estradas com pouca iluminação. Vale lembrar que não se deve fazer o uso dos faróis de milha quando houver luz, seja natural ou artificial, para não atrapalhar os demais motoristas. Muitos proprietários de veículos confundem os faróis auxiliares e acreditam que neblina e milha são os mesmos, mas não. O primeiro ilumina para baixo e próximo ao veículo o outro ilumina para frente e longas distâncias e o de milha normalmente tem cor amarelada. A vantagem do amarelo é a menor reflexão por água, seja lá qual o estado..chuva, neblina ou neve.Mas exige maior concentração que em função da luz branca… Com o advento da Resolução 297/08 Contran, fica limitado o funcionamento simultâneo de informações constantes no manual do proprietário; caso seja necessária a utilização de ferramentas fora de padrão ou não disponíveis no mercado (ferramentas especiais), estas deverão ser fornecidas pelo fabricante e a partir de 1º de janeiro de 2009, carros com xenon deverão no máximo 8 (oito) faróis, independentemente de suas finalidades.

Mas ainda há um outro tópico que eu não poderia esquecer. A não consciência de que um ofuscamento frontal pode ocasionar um acidente em que os dois condutores serão vítimas, apenas no intuito de mostrar a potência de luz de um farol sobre o outro, e evidentemente trará um aumento dos riscos de acidentes causados por este motivo, sem contar as lesões ópticas. As luzes de Bi-Xenon e as de LED’s podem principalmente a nictalopia (ofuscamento à noite) o que pode acarretar um grande transtorno dependendo da sinalização do local, da velocidade que se trafega e da condição da via .Outra característica importante dessa nova norma é que as lâmpadas devem ser fixadas no veículo de tal modo que possam ser substituídas de acordo com as ter sistemas de lavagem dos faróis e ajuste automático do facho luminoso ligado à suspensão - a direção da luz será sempre corrigida para evitar ofuscamento de quem trafega em sentido oposto.Um veículo com iluminação deficiente é um passo para um acidente.Previna-se.

*Articulista do cassilândianews e premiado com o Troféu CETRAN 2008

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)