Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

09/06/2009 07:45

Artigo: Constituição Federal de 1988 é uma frustração!

Nelson Valente*

Eu pergunto: quanto tempo durará esta Constituição do senhor Ulysses Guimarães? Porque suas falhas são múltiplas. Eu daria um elenco delas. A começar pelo voto aos 16 anos, que me parece jocoso. O cidadão não pode tirar carta de motorista, não pode viajar sem autorização dos pais e pode votar. Há alguma lógica nisto ? Ele não pode abrir nem um boteco na esquina, porque a lei o impede.
Ela não vigorará por muito tempo. Será reformada de acordo com as circunstâncias ou será reformada através de ato de violência.
Não é uma boa Constituição. Para começar, os que a escreveram não devem ter tido noções elementares da língua portuguesa.
Esse filólogo que lá esteve deveria falar o esperanto, porque a Constituição o leva estudar o esperanto. Ou então ele já desistiu da língua portuguesa.
Em primeiro lugar, a escolha dos constituintes não foi a melhor. Foram eleitos deputados e se fizeram constituintes.
Nós temos uma Constituição boi-vaca. Venha alguém me dizer que ela é de esquerda. Venha alguém me dizer que ela reacionária. Não concordo com nenhum deles. Na reforma agrária os erros são muitos. Até nas concessões sociais para a mulher gestante, por exemplo, ou para o repouso do marido na licença-paternidade. Quero acreditar que o Xingu, tenha influenciado bastante, porque lá a mulher dá à luz e o homem vai para a rede repousar.
Essa Constituição é uma frustração. Imaginava-se uma Constituição liberal, com algumas concessões populares, que não chamo de esquerdizantes, porque a legislação inglesa, ligada a monarquia, prevê alguns desses princípios.
Temos um país no qual as condições econômicas são tão ruins que se o dinheiro aplicado no exterior por brasileiros voltasse para cá, nós poderíamos ser credores do mundo, não devedores. Milhares e milhares de brasileiros têm dinheiro lá fora. E quem quer aplicar sua fortuna aqui ?
Depois, há no Brasil, o que é muito ruim, uma desigualdade, uma discrepância muito grande entre ricos e pobres. Os ricos têm tudo e os pobres não têm coisa alguma.Não têm nem terra, não têm alguns metros quadrados para arar, plantar seu feijãozinho, milhinho, suas plantas.
A nossa Constituição diz claramente que são proibidos os privilégios. Pois agora se fala em reservar um certo número de vagas nas universidades para jovens oriundos das escolas públicas, acabando com a "seletividade"dos exames vestibulares, que estariam privilegiando estudantes dos estamentos sócio-econômicos de mais alto nível.
A Constituição deverá ser enquadrada na categoria do já era !



(*) é professor universitário, jornalista e escritor













O Cassilândianews não se responsabiliza por matérias ou opiniões com autoria

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)