Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Maio de 2018

Últimas Notícias

13/03/2012 08:00

Anvisa vota hoje fim dos cigarros aromatizados

Anvisa vota hoje fim dos cigarros aromatizados
13/03/2012 - 6h02
Saúde
Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pode decidir hoje (13) pelo fim dos aditivos que dão sabor a cigarros no país.

A ideia original da agência reguladora era proibir a adição, aos cigarros, de açúcar e outros ingredientes que mascaram o gosto amargo do tabaco, como menta, chocolate e baunilha. Para a Anvisa e organizações de combate ao fumo, a indústria tabagista usa os cigarros aromatizados para atrair jovens e adolescentes. De 2007 a 2010, subiu de 21 para 40 o número de marcas desse tipo, informou a Vigilância Sanitária.

No mês passado, o relator do tema na Anvisa, Agenor Álvares, mudou o texto, permitindo o uso do açúcar por mais um ano, prazo em que o tema voltará a ser debatido. A possibilidade de manter a adição de açúcar provocou impasse entre os diretores, o que levou ao adiamento da decisão para esta terça-feira.

Na semana passada, a indústria do tabaco apelou à Casa Civil para barrar a proposta da Anvisa. Em um manifesto, os fabricantes e fumicultores alegaram que a produção nacional de cigarros ficará inviável se esses ingredientes (aditivos) forem banidos.

O setor alega que os cigarros com sabor não servem para atrair fumantes jovens e nem são mais prejudiciais à saúde. A indústria concorda em acabar com alguns aditivos, como o sabor chocolate, mas quer manter o açúcar, o mentol e o cravo. O açúcar, segundo os fabricantes, é necessário na produção (já que a folha do tabaco perde açúcar na secagem), e os cigarros mentolados e de cravo já têm um público cativo, além de serem autorizados em outros países.

Edição: Graça Adjuto

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)