Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017

Últimas Notícias

29/11/2006 08:35

André convida Pratini de Moraes para secretaria

O ex-ministro da Agricultura do Governo Fernando Henrique Cardoso, Pratini de Moraes, pode assumir a Secretaria de Produção no Governo de Mato Grosso do Sul. O governador eleito André Puccinelli (PMDB) já fez o convite a Pratini, que pediu um prazo para dar resposta. A intenção do governador eleito é usar do bom trânsito do ex-ministro com os exportadores brasileiros para melhorar a balança comercial de Mato Grosso do Sul. O ex-ministro exerceria o papel de "vendedor" dos produtos do Estado para outros países.

Pratini de Moraes seria o único secretário que passaria maior parte do tempo em viagem negociando os produtos de Mato Grosso do Sul. Ele teria escritório em São Paulo e Brasília para os contatos com os exportadores.

O governador José Orcírio dos Santos (PT) tentou pessoalmente ampliar os negócios de Mato Grosso do Sul com a China, que hoje é um dos principais parceiros do Estado, e com a Índia, além dos países do Mercosul.

Mas a febre aftosa abalou, temporariamente, as exportações de carne para a Rússia e Israel. Hoje, o Estado voltou a exportar muito mais carne do que antes da aftosa, apesar do bloqueio de países da União Européia. Mesmo assim, o futuro governador pretende explorar o potencial do setor produtivo de Mato Grosso do Sul para exportar muito mais. Para isto, convidou o ex-ministro da Agricultura do Governo do presidente Fernando Henrique Cardoso para vender os produtos do Estado.

Pratini de Moraes seria a pessoa indicada por André para convencer os países da União Européia a romper o bloqueio da importação de carne de Mato Grosso do Sul. Em 2005, as exportações do Estado ultrapassaram a US$ 1 bilhão. Em 2006, até outubro, o valor acumulado é de US$ 736,9 milhões. Dificilmente o Estado vai repetir o desempenho do ano passado.

O convite a Pratini de Moraes vem sendo mantido a sete chaves. Já se falou em Martus Tavares, ex-ministro do Planejamento de FHC, para assumir a supersecretaria de Planejamento, Ciências e Tecnologia, Meio Ambiente e Cidades. Mas uma fonte muita ligada ao governador eleito André Puccinelli disse que o convite a Tavares não passa de um "despiste" para preservar em sigilo o convite feito a Pratini de Moraes.

Lei Kandir

As exportações dos produtos de Mato Grosso do Sul podem refletir muito pouco na receita do Governo, porque são isentas pela Lei Kandir. O que pode ocorrer é a União aumentar a compensação pela venda dos produtos primários e semi-elaborados para o exterior.


Autor: Adilson Trindade - Correio do Estado

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Agosto de 2017
Domingo, 20 de Agosto de 2017
10:00
Receita do dia
09:50
Três Lagoas
Sábado, 19 de Agosto de 2017
20:38
Para o fim de semana
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)