Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

29/11/2006 08:35

André convida Pratini de Moraes para secretaria

O ex-ministro da Agricultura do Governo Fernando Henrique Cardoso, Pratini de Moraes, pode assumir a Secretaria de Produção no Governo de Mato Grosso do Sul. O governador eleito André Puccinelli (PMDB) já fez o convite a Pratini, que pediu um prazo para dar resposta. A intenção do governador eleito é usar do bom trânsito do ex-ministro com os exportadores brasileiros para melhorar a balança comercial de Mato Grosso do Sul. O ex-ministro exerceria o papel de "vendedor" dos produtos do Estado para outros países.

Pratini de Moraes seria o único secretário que passaria maior parte do tempo em viagem negociando os produtos de Mato Grosso do Sul. Ele teria escritório em São Paulo e Brasília para os contatos com os exportadores.

O governador José Orcírio dos Santos (PT) tentou pessoalmente ampliar os negócios de Mato Grosso do Sul com a China, que hoje é um dos principais parceiros do Estado, e com a Índia, além dos países do Mercosul.

Mas a febre aftosa abalou, temporariamente, as exportações de carne para a Rússia e Israel. Hoje, o Estado voltou a exportar muito mais carne do que antes da aftosa, apesar do bloqueio de países da União Européia. Mesmo assim, o futuro governador pretende explorar o potencial do setor produtivo de Mato Grosso do Sul para exportar muito mais. Para isto, convidou o ex-ministro da Agricultura do Governo do presidente Fernando Henrique Cardoso para vender os produtos do Estado.

Pratini de Moraes seria a pessoa indicada por André para convencer os países da União Européia a romper o bloqueio da importação de carne de Mato Grosso do Sul. Em 2005, as exportações do Estado ultrapassaram a US$ 1 bilhão. Em 2006, até outubro, o valor acumulado é de US$ 736,9 milhões. Dificilmente o Estado vai repetir o desempenho do ano passado.

O convite a Pratini de Moraes vem sendo mantido a sete chaves. Já se falou em Martus Tavares, ex-ministro do Planejamento de FHC, para assumir a supersecretaria de Planejamento, Ciências e Tecnologia, Meio Ambiente e Cidades. Mas uma fonte muita ligada ao governador eleito André Puccinelli disse que o convite a Tavares não passa de um "despiste" para preservar em sigilo o convite feito a Pratini de Moraes.

Lei Kandir

As exportações dos produtos de Mato Grosso do Sul podem refletir muito pouco na receita do Governo, porque são isentas pela Lei Kandir. O que pode ocorrer é a União aumentar a compensação pela venda dos produtos primários e semi-elaborados para o exterior.


Autor: Adilson Trindade - Correio do Estado

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)