Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

André convida Pratini de Moraes para secretaria

29 de novembro de 2006 - 08:35

O ex-ministro da Agricultura do Governo Fernando Henrique Cardoso, Pratini de Moraes, pode assumir a Secretaria de Produção no Governo de Mato Grosso do Sul. O governador eleito André Puccinelli (PMDB) já fez o convite a Pratini, que pediu um prazo para dar resposta. A intenção do governador eleito é usar do bom trânsito do ex-ministro com os exportadores brasileiros para melhorar a balança comercial de Mato Grosso do Sul. O ex-ministro exerceria o papel de "vendedor" dos produtos do Estado para outros países.

Pratini de Moraes seria o único secretário que passaria maior parte do tempo em viagem negociando os produtos de Mato Grosso do Sul. Ele teria escritório em São Paulo e Brasília para os contatos com os exportadores.

O governador José Orcírio dos Santos (PT) tentou pessoalmente ampliar os negócios de Mato Grosso do Sul com a China, que hoje é um dos principais parceiros do Estado, e com a Índia, além dos países do Mercosul.

Mas a febre aftosa abalou, temporariamente, as exportações de carne para a Rússia e Israel. Hoje, o Estado voltou a exportar muito mais carne do que antes da aftosa, apesar do bloqueio de países da União Européia. Mesmo assim, o futuro governador pretende explorar o potencial do setor produtivo de Mato Grosso do Sul para exportar muito mais. Para isto, convidou o ex-ministro da Agricultura do Governo do presidente Fernando Henrique Cardoso para vender os produtos do Estado.

Pratini de Moraes seria a pessoa indicada por André para convencer os países da União Européia a romper o bloqueio da importação de carne de Mato Grosso do Sul. Em 2005, as exportações do Estado ultrapassaram a US$ 1 bilhão. Em 2006, até outubro, o valor acumulado é de US$ 736,9 milhões. Dificilmente o Estado vai repetir o desempenho do ano passado.

O convite a Pratini de Moraes vem sendo mantido a sete chaves. Já se falou em Martus Tavares, ex-ministro do Planejamento de FHC, para assumir a supersecretaria de Planejamento, Ciências e Tecnologia, Meio Ambiente e Cidades. Mas uma fonte muita ligada ao governador eleito André Puccinelli disse que o convite a Tavares não passa de um "despiste" para preservar em sigilo o convite feito a Pratini de Moraes.

Lei Kandir

As exportações dos produtos de Mato Grosso do Sul podem refletir muito pouco na receita do Governo, porque são isentas pela Lei Kandir. O que pode ocorrer é a União aumentar a compensação pela venda dos produtos primários e semi-elaborados para o exterior.


Autor: Adilson Trindade - Correio do Estado

SIGA-NOS NO Google News