Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

03/04/2006 09:51

Analistas de mercado projetam inflação de 4,50%

Stênio Ribeiro/ABr

Tudo leva a crer que a inflação deste ano será declinante pelo quarto ano consecutivo. Pelo menos na ótica dos analistas de mercado, que o Banco Central ouve todas as sextas-feiras para "sentir" as tendências dos principais indicadores da economia, e que dá origem ao boletim Focus.

De acordo com a média das expectativas dos economistas do setor privado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que serve de parâmetro para as correções oficiais, deve fechar o ano em 4,50% - igual à meta fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

É a primeira vez, desde que o governo criou a política de metas a serem atingidas na economia, que os prognósticos do setor privado coincidem com a trajetória oficial. Melhor ainda, porque esboça uma redução significativa das projeções de inflação para o ano, que na pesquisa da semana anterior apontavam para IPCA de 5,57%.

Os números que constam do boletim Focus distribuído hoje (3) pelo BC mostram que, apesar de a inflação deste mês estar em um patamar alto, em torno de 0,47%, deve cair para cerca de 0,35% no mês que vem, e a tendência para os meses futuros é de cair mais ainda. Os analistas projetam queda de 4,32% para 4,25% na inflação dos próximos 12 meses.

A estimativa de mercado para os reajustes acumulados dos preços administrados por contrato ou monitorados (energia elétrica, combustíveis, telefonia, educação, medicamentos, transportes urbanos e outros) também é de 4,50% neste ano, com possibilidade de redução para 4,10% em 2007.

As perspectivas são de que os preços estejam mais controlados ainda no mercado paulista, onde o índice de Preços ao Consumidor medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe) da Universidade de São Paulo (USP) estima inflação de 4,25%, ante projeção de 4,30% na pesquisa anterior.

Os indicadores de inflação no atacado apontam para reduções ainda maiores: o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) cai de 3,83% para 3,58% na semana, e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) cede de 3,94% para 3,55%.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)