Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Analistas apostam que Copom manterá juros

Kelly Oliveira, ABr - 09 de dezembro de 2008 - 11:25

Analistas apostam que Copom manterá juros

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil







Brasília - Começa hoje (9) e termina amanhã a última reunião do ano do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. A expectativa dos analistas do mercado é de que o colegiado mantenha a taxa básica de juros, a Selic, em 13,75%. A projeção foi detectada em pesquisa do BC, que toda semana ouve analistas sobre os principais indicadores da economia.

Na última reunião, em outubro, depois do agravamento da crise financeira internacional, o Copom optou por manter a Selic. Para o final do próximo ano, no entanto, os analistas mudaram a projeção de 13,5% para 13,25%.

A taxa básica de juros é o principal instrumento do Banco Central para controlar a inflação. A meta para este ano é de 4,5%, com margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos, ou seja, o limite superior da meta é de 6,5%.

A inflação oficial é medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que para os analistas de mercado deve fechar o ano em 6,2% e não mais em 6,35% como previsto na semana anterior. Para 2009, a estimativa foi ajustada de 5,25% para 5,20%.

A reunião começa sempre depois das 15h e, na primeira parte, o colegiado do BC ouvirá exposições dos chefes de departamento do banco sobre as perspectivas nos diferentes segmentos da economia, no Brasil e no exterior, com enfoque especial para o acompanhamento de preços e possíveis pressões inflacionárias. A taxa de juros para os próximos 45 dias só será conhecida amanhã.

SIGA-NOS NO Google News