Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

13/01/2011 09:39

Análise: Ronaldinho Gaúcho: jogador ou produto?

* Ricardo Mathias

O futebol brasileiro vem passando por grandes transformações e investimentos em um processo crescente. Velhos e novos ídolos entram em cena cada vez mais no “palco” da próxima Copa do Mundo. Muitos estão sendo repatriados para atuarem no futebol pentacampeão do mundo. Ronaldo Fenômeno, Roberto Carlos, Fred, Rivaldo, Adriano, ou seja, uma galeria de “celebridades” que nasceram no país do futebol e que fizeram sucesso no mundo da bola pelo planeta, estão de volta ou em breve estarão de volta.

Agora, nada mais nada menos que Ronaldinho Gaúcho no Flamengo. Para muitos é o começo do fim, mas na realidade é uma grande oportunidade para o Flamengo, para investidores e patrocinadores.

Independente da quantidade de vezes que ele entrará em cena, não há mais espaço para ver o futebol somente como paixão. Cada vez mais a realidade no país do futebol é outra, pois movimenta bilhões de reais motivados pela venda de camisas, transmissão de grandes espetáculos pelos campos, exposição das marcas patrocinadoras, direito de imagem, licenciamento de produtos e muito mais.

Este movimento no futebol, reforçado pela força do cenário econômico brasileiro, gera transformações e realizações de grandes negócios envolvendo clubes e jogadores/produtos. Trata-se de um caminho sem volta para a profissionalização da gestão esportiva no Brasil.



* Ricardo Mathias é diretor da Trevisan Gestão do Esporte.

E-mail: ricardo.mathias@trevisan.edu.br

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)