Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Analgésico do futuro vem de uma vespa comum

Agência do Rádio - 28 de agosto de 2007 - 08:51

Um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo, USP, identificou um poderoso analgésico na espécie conhecida como marimbondo-estrela. A substância é três vezes mais eficaz que a morfina e foi encontrada no veneno dessa vespa. Os pesquisadores trabalham agora para entender melhor como age a substância e para, depois, fazerem testes em seres humanos. Mas a novidade mal foi descoberta e já se encontra ameaçada. É que a vespa marimbondo-estrela é comum na Mata Atlântica, o mais degradado bioma brasileiro. A bióloga da Reserva Natural da Companhia Vale do Rio Doce em Linhares, Alice Mondim, explica a importância de se preservar as poucas áreas que ainda restam dessa vegetação.

"A espécie de marimbondo que eles estão estudando, que é o marimbondo-estrela, ele ocorre na reserva. Então, isso demonstra a importâcia da reserva como biodiversidade, como reduto de biodiversidade. Mas, além de tudo, como manutenção de espécies que têm importância médica, ou seja, que podem ter substâncias ativas que podem ser futuros medicamentos."

A degradação da Mata Atlântica coloca em risco uma série de outras espécies de plantas e animais. Assim como o marimbondo-estrela até outro dia era só mais uma vespa da floresta, várias outras descobertas aguardam para serem feitas.

De Brasília, Katrine Boaventura



SIGA-NOS NO Google News