Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

28/08/2007 08:51

Analgésico do futuro vem de uma vespa comum

Agência do Rádio

Um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo, USP, identificou um poderoso analgésico na espécie conhecida como marimbondo-estrela. A substância é três vezes mais eficaz que a morfina e foi encontrada no veneno dessa vespa. Os pesquisadores trabalham agora para entender melhor como age a substância e para, depois, fazerem testes em seres humanos. Mas a novidade mal foi descoberta e já se encontra ameaçada. É que a vespa marimbondo-estrela é comum na Mata Atlântica, o mais degradado bioma brasileiro. A bióloga da Reserva Natural da Companhia Vale do Rio Doce em Linhares, Alice Mondim, explica a importância de se preservar as poucas áreas que ainda restam dessa vegetação.

"A espécie de marimbondo que eles estão estudando, que é o marimbondo-estrela, ele ocorre na reserva. Então, isso demonstra a importâcia da reserva como biodiversidade, como reduto de biodiversidade. Mas, além de tudo, como manutenção de espécies que têm importância médica, ou seja, que podem ter substâncias ativas que podem ser futuros medicamentos."

A degradação da Mata Atlântica coloca em risco uma série de outras espécies de plantas e animais. Assim como o marimbondo-estrela até outro dia era só mais uma vespa da floresta, várias outras descobertas aguardam para serem feitas.

De Brasília, Katrine Boaventura



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)