Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Alzheimer: Paciência é a palavra-chave para familiares

Agência do Rádio - 19 de setembro de 2006 - 08:38

Conviver com um portador de Alzheimer pode ser um problema para os familiares. Com o tempo, as constantes perdas de memória, os distúrbios de comportamento, a agressividade e os delírios podem causar irritação naqueles que moram com o idoso. Algumas dicas podem facilitar o cotidiano, como obter informações sobre a doença, planejar tarefas, horários e finanças e procurar instituições de apoio – como a Associação Brasileira de Alzheimer. O geriatra Sabri Lakhdari, que é especialista em Alzheimer, lembra que ter paciência é o melhor remédio para quem convive com um portador da doença.


"É preciso aprender a ter paciência, a ter tolerância. Não adianta brigar com o idoso doente porque ele esqueceu alguma coisa ou porque ele não faz uma coisa direito. Ele não faz aquela coisa ou esqueceu determinada situação porque ele está doente, não porque é culpa dele."

O geriatra ainda alerta que quem cuida do portador de Alzheimer também precisa se preservar. Devido à necessidade de dar atenção exclusiva ao idoso, o familiar faz de tudo pelo paciente e acaba deixando a própria saúde de lado.

De Brasília, Eline Santos

SIGA-NOS NO Google News