Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aluno cego da UEMS inicia aulas no computador

Isabela Schwengber - 13 de abril de 2007 - 17:14

Cassilândia News
Cassilândia News


O acadêmico do 2° ano de Direito de Naviraí, José Aparecido Pereira, que é cego, inicia amanhã (14) o curso para o uso do computador, oferecido por meio de uma parceria entre a universidade, a prefeitura de Naviraí e a Secretaria de Estado de Educação (SED). Esta ação faz parte das políticas de inclusão que vem sendo reforçadas na UEMS a partir da criação da Assessoria de Apoio às Necessidades Educacionais Especiais, em 2006, sob a coordenação da professora Dra. Amélia Leite de Almeida.

O curso será ministrado pelas professoras Rute Soares de Castro Silva e Irene Quaresma Azevedo Viana, do Núcleo de Tecnologia e Educação (NTE/SED). José Aparecido será incluído digitalmente por meio do uso do Dosvox, um sistema para microcomputadores que se comunica com o usuário através de síntese de voz, em português. Ele nunca operou um computador e aguarda ansioso o início das aulas: “Agora terei mais independência para estudar e fazer minhas pesquisas”, diz.

Este programa conta com mais de dois mil usuários no país e permite aos deficientes visuais o benefício dos recursos que o computador pode oferecer. Com ele, o usuário tem acesso a editor, leitor e impressor/formatador de textos; impressor/formatador para Braille; diversos programas de uso geral para cego, como caderno de telefones, agenda de compromissos, calculadora, preenchedor de cheques, cronômetro, etc., jogos de caráter didático e lúdico; programas sonoros para acesso à internet, como correio eletrônico e a WWW; leitor de telas/janelas para Windows, entre outros.

SIGA-NOS NO Google News