Cassilândia, Domingo, 19 de Novembro de 2017

Últimas Notícias

13/04/2007 17:14

Aluno cego da UEMS inicia aulas no computador

Isabela Schwengber
Cassilândia NewsCassilândia News


O acadêmico do 2° ano de Direito de Naviraí, José Aparecido Pereira, que é cego, inicia amanhã (14) o curso para o uso do computador, oferecido por meio de uma parceria entre a universidade, a prefeitura de Naviraí e a Secretaria de Estado de Educação (SED). Esta ação faz parte das políticas de inclusão que vem sendo reforçadas na UEMS a partir da criação da Assessoria de Apoio às Necessidades Educacionais Especiais, em 2006, sob a coordenação da professora Dra. Amélia Leite de Almeida.

O curso será ministrado pelas professoras Rute Soares de Castro Silva e Irene Quaresma Azevedo Viana, do Núcleo de Tecnologia e Educação (NTE/SED). José Aparecido será incluído digitalmente por meio do uso do Dosvox, um sistema para microcomputadores que se comunica com o usuário através de síntese de voz, em português. Ele nunca operou um computador e aguarda ansioso o início das aulas: “Agora terei mais independência para estudar e fazer minhas pesquisas”, diz.

Este programa conta com mais de dois mil usuários no país e permite aos deficientes visuais o benefício dos recursos que o computador pode oferecer. Com ele, o usuário tem acesso a editor, leitor e impressor/formatador de textos; impressor/formatador para Braille; diversos programas de uso geral para cego, como caderno de telefones, agenda de compromissos, calculadora, preenchedor de cheques, cronômetro, etc., jogos de caráter didático e lúdico; programas sonoros para acesso à internet, como correio eletrônico e a WWW; leitor de telas/janelas para Windows, entre outros.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 18 de Novembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sexta, 17 de Novembro de 2017
19:49
Cassilândia
10:28
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Quinta, 16 de Novembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)