Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

13/04/2007 17:14

Aluno cego da UEMS inicia aulas no computador

Isabela Schwengber
Cassilândia NewsCassilândia News


O acadêmico do 2° ano de Direito de Naviraí, José Aparecido Pereira, que é cego, inicia amanhã (14) o curso para o uso do computador, oferecido por meio de uma parceria entre a universidade, a prefeitura de Naviraí e a Secretaria de Estado de Educação (SED). Esta ação faz parte das políticas de inclusão que vem sendo reforçadas na UEMS a partir da criação da Assessoria de Apoio às Necessidades Educacionais Especiais, em 2006, sob a coordenação da professora Dra. Amélia Leite de Almeida.

O curso será ministrado pelas professoras Rute Soares de Castro Silva e Irene Quaresma Azevedo Viana, do Núcleo de Tecnologia e Educação (NTE/SED). José Aparecido será incluído digitalmente por meio do uso do Dosvox, um sistema para microcomputadores que se comunica com o usuário através de síntese de voz, em português. Ele nunca operou um computador e aguarda ansioso o início das aulas: “Agora terei mais independência para estudar e fazer minhas pesquisas”, diz.

Este programa conta com mais de dois mil usuários no país e permite aos deficientes visuais o benefício dos recursos que o computador pode oferecer. Com ele, o usuário tem acesso a editor, leitor e impressor/formatador de textos; impressor/formatador para Braille; diversos programas de uso geral para cego, como caderno de telefones, agenda de compromissos, calculadora, preenchedor de cheques, cronômetro, etc., jogos de caráter didático e lúdico; programas sonoros para acesso à internet, como correio eletrônico e a WWW; leitor de telas/janelas para Windows, entre outros.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)