Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Algumas profissões têm mais dermatite de contato

Agência Notisa - 24 de setembro de 2005 - 09:34

Pedreiros, pintores de parede, faxineiros e cabeleireiros têm mais dermatite de contato.Donas de casa também podem apresentar sintomas de sensibilização por cromo, níquel e cobalto.

Os metais níquel, cobalto e cromo são responsáveis pela maioria dos casos de dermatite de contato causada por metais. A sensibilização por estes materiais pode estar relacionada, ou não, à profissão exercida pelo paciente. A pesquisadora Ida Duarte, da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, e sua equipe realizaram um estudo para determinar a prevalência de sensibilização pelos metais relatados entre pacientes que tinham diagnóstico inicial de dermatite de contato.

A pesquisa analisou 1.208 pacientes atendidos no Setor de Alergia e Fototerapia da Clínica de Dermatologia da Santa Casa de São Paulo. De acordo com artigo publicado na edição de março/abril dos Anais Brasileiros de Dermatologia, “a concomitância de testes positivos a esses elementos ocorre, na maioria das vezes, por co-sensibilização, devido à exposição simultânea a materiais contendo níquel, cobalto e cromo em sua composição”. Com relação ao local das dermatoses, as mãos foram responsáveis por 37,5% dos casos pesquisados. O segmento encefálico representou 31% dos casos e os pés, 12%.

Entre os pacientes analisados, 404 (33,5%) apresentaram testes positivos pelo menos a um dos metais cromo, níquel e cobalto. “A maioria dos pacientes que apresentou sensibilização a estes metais trabalhava no setor de limpeza, correspondendo a 59% dos casos. Os trabalhadores de limpeza estão relacionados a todos os tipos de metal, devido ao contato com o níquel e o cromo, e à co-sensibilização pelo cobalto”, diz Ida.

Aproximadamente 83% dos pacientes tinham sua atividade profissional relacionada a trabalho úmido – trabalhadores no setor de limpeza, pedreiro, pintor, cabeleireiro, etc –. A presença de metais em produtos de limpeza tem sido relatada como potentes agentes desencadeadores ou mantenedores da dermatite de contato por metais. O trabalho em meio úmido, associado à exposição aos metais, favoreceu a sensibilização em 39% dos pacientes”, afirma a pesquisadora.


Agência Notisa (jornalismo científico – science journalism)

SIGA-NOS NO Google News