Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

10/01/2006 13:51

Alerta: Fraudes eletrônicas estão se sofisticando

Cristina Índio do Brasil/ABr

O usuário da internet deve ficar sempre atento, porque o nível de sofisticação das fraudes e dos ataques tem crescido. A recomendação foi feita pelo integrante do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Demi Getsko, em entrevista ao programa Notícias da Manhã, da Rádio Nacional.

Ele disse, porém, que os elementos de proteção e a polícia também têm sofisticado as suas formas de ação: "Existem mais informações para o usuário poder se proteger. É um processo em que ambos os lados estão ficando sofisticados e os usuários têm que recorrer aos meios mais modernos, porque os riscos existem".

Demi Getsko recomendou aos usuários não responder e-mails estranhos e não fornecer informações para serviços que não foram solicitados.

O especialista também disse que não se devem abrir anexos que venham de endereços eletrônicos desconhecidos. "E nunca forneça dados de nenhum tipo, porque em geral esses dados não são pedidos dessa forma pelos organismos legais", acrescentou.

Segundo Getsko, o perigo mais comum, atualmente, das operações bancárias na internet é não ser direcionado para o verdadeiro sítio do banco: "Se a pessoa receber um e-mail pedindo para que verifique o saldo porque seu limite estourou, e aí tem um link que parece ser o seu banco, a minha sugestão é que não vá e abra um outro e-mail com o verdadeiro endereço do seu banco, independente do link".

O mesmo cuidado, disse o especialista, vale com relação à Receita Federal e às lojas virtuais. "Escreva o caminho, com o destino, e não aceite proposta de ‘carona’ que algum sítio ofereça", afirmou.

Getsko informou que o comitê gestor tem um grupo chamado de resposta a incidentes que faz cursos de atualização a cada três meses e tem dado treinamento, tanto quanto possível, a todos os interessados. "Esse grupo coopera com os órgãos que atuam na repressão [a fraudes], mas não tem nada a ver com repressão. Todas as funções que nós temos que podem ser usadas em benefício geral são repassadas", finalizou.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)