Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

28/11/2014 21:01

Alergia e intolerância ao leite são diferentes; entenda

Uol

O leite é alimento vital nos primeiros anos de vida. Mas, para alguns bebês, é causa de muito desconforto e de problemas de saúde mais sérios. Inchaço abdominal, cólica, vômitos, diarreia, coceira, problemas respiratórios e até o temido choque anafilático –potencialmente fatal– estão na lista de possíveis reações adversas ao consumo desse alimento. Só que alguns desses sintomas podem ser comuns a duas condições clínicas distintas: a intolerância à lactose e a alergia às proteínas do leite de vaca. E é aí que começa a confusão, pois cada quadro requer um tratamento médico diferente.

Os dois problemas surgem, geralmente, depois que o aleitamento materno deixa de ser exclusivo. Na população em geral, o problema mais comum é a intolerância, que é a dificuldade ou incapacidade de digerir a lactose, o açúcar predominante no leite de vaca.

"A incidência da intolerância à lactose, no Brasil, chega a 44,11% da população. Na faixa etária de zero a dez anos, a incidência é de até 23,7%", afirma o gastroenterologista Renato Simão, especialista em cirurgia do aparelho digestivo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, citando dados de um estudo realizado, em 2004, por pesquisadores da Univille, Universidade da Região de Joinville.

Já a incidência de alergia à proteína do leite de vaca é de 2,2% da população, segundo estudo, de 2005, conduzido por pesquisadores do Departamento de Pediatria da PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio Grande do Sul.

Quem sofre de intolerância tem carência da enzima lactase. Como consequência, a lactose não é digerida e se acumula no intestino, onde é fermentada. "Por isso, na intolerância à lactose, os sintomas são exclusivamente gastrointestinais", diz a alergista Ana Paula Moschione Castro, diretora da Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)