Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

27/10/2011 15:23

Alcides Silva: Língua portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva

Caramba, carambola...

A interjeição “caramba”, expressão de espanto, de surpresa, de ironia, teve origem no linguajar popular da Espanha como uma gíria jocosa, porém, obscena. Carambola é o nome de uma fruta.
No latim existiu o termo caraculus ou characulus que designava a estaca de madeira roliça empregada para proteger a enxertia das videiras. Com o tempo, no linguajar grosseiro do homem rude [tinha por tendência evitar as palavras proparoxítonas], caraculus passou a ser caraclus já aí como um apelativo do pênis.
Na evolução para as línguas românicas, a maioria das palavras primitivas não conservou o mesmo som, a mesma voz: episcopu = bispo; apotheca = bodega; formicicida = formicida; Iesus = Jesus; memorare>membrar = lembrar; bellitia = beleza.
Quando a palavra latina possuía o grupo consonantal CL entre vogais, ao evoluir para o português a tendência natural era a pronúncia de LH; para o espanhol, a pronúncia de j Acucla = agulha, em português; aguja, em espanhol; Aurícula – orelha, em português; oreja, em espanhol. Assim também a expressão que nomeava a estaca da enxertia: caraclus, em castelhano carajo.
“Caramba” surgiu na língua popular da Espanha como um eufemismo para suavizar o peso conotador de carajo, da mesma forma e conotação que no falar brasileiro do jovem atual são usadas as palavras cacilda (cacildis, no dizer caricato do Muçum) e caraca.
O Houaiss data de 1873 o seu ingresso no vernáculo, quando arrolada no “Grande Diccionário Portugez ou Thesouro da Língua Portugueza”, publicado de 1871 a 1874 no Porto, pela Casa dos Editores Ernesto Chardron e Bartholomeu H. de Moraes. São cinco volumes com grande quantidade de informações. O manuscrito que deu origem a esse dicionário foi elaborado por Frei Domingos Vieira (\"dos Eremitas Calçados de Santo Agostinho\"). Trata-se de uma \"publicação feita sobre o manuscrito original, inteiramente revisto e consideravelmente augmentado\". Um dos colaboradores dessa revisão foi F. Adolpho Coelho, conhecido filólogo da época.
E de lá para cá teve muito uso, mas sempre com significação menos chula: Chi, você chegou tarde prá caramba1 - Caramba! Que vestido bonito! -
Um livro legal prá caramba - “Que noite fria! Caramba!” (Vargas Neto. Tropilha Criola e Gado Xucro, p. 113 – citado pelo “Aurélio, Século XXI).
No carnaval de 1939, João de Barro e Alberto Ribeiro lançaram a marchinha “Touradas de Madri”, que fez muito sucesso e que tinha um trecho mais ou menos assim;
“Eu conheci uma espanhola natural da Cataluña
queria que eu tocasse castanhola e pegasse o touro à unha....
caramba, carambola, sou do samba não me amola
pro Brasil eu vou fugir
isso é conversa mole para boi dormir
Parará tibum, bum, bum
Parará tibum, bum, bum ”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)