Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

07/07/2008 08:39

Alcides Silva: Língua portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva

Modismos
Os modismos são muito comuns na vida humana e, por conseqüência, até linguagem escrita. Volta e meia uma palavra é eleita como coringa, serve para qualquer ocasião. Teve um tempo que a expressão “inserido no contexto” se introduzia em tudo. E o ‘agregar valores’ ou ‘geração de renda’? Estranho será o dia em que não se ouvir nenhuma dessas ‘pérolas’.
Não se trata de certo ou errado. Verbos e palavras há que viram moda, como agora se dá com o definir, que a imprensa está empregando abusivamente. Eis alguns exemplos que, mostram o empobrecimento vocabular:
“Definidos os shows da Exposição”
“Nova lei define a possibilidade de penas alternativas”
“A data da inauguração ainda não definida”
“Eleitorado definirá o novo prefeito”
“Polícia ainda não definiu os autores do crime”
Por que não, ao invés do maltratado definir, sinônimos mais acertados como decidir, estabelecer, escolher, determinar, fixar, marcar...?
Por que não escolhidas as bandas do carnaval; nova lei estabelece a possibilidade de penas alternativas; a data da inauguração ainda não foi marcada ou fixada; Eleitores escolherão o novo prefeito; Polícia ainda não descobriu os autores do crime?
=============
Outro verbo usado e abusado é o ter em substituição ao haver (=existir).
“Tem um parágrafo na lei que autoriza o horário especial de funcionamento das farmácias” (melhor construção é Há um parágrafo...”
“Semana terá rodeio” (melhor construção seria: “Na semana haverá rodeio”).
===========
E as redundâncias como ganhar inteiramente grátis, ou o nível dos alunos está degenerando para pior, ou, ainda foram criados novos modelos, ou este outro o jogo foi antecipado para antes da data marcada, ou ainda este outro ele encarou de frente?
Ganhar só pode ser grátis e ninguém pode ganhar alguma coisa parcialmente grátis. É impossível degenerar para melhor. Não se cria velhos modelos. O difícil seria jogo ser antecipado para depois ou alguém encarar de costas! Concorda?
===========
Amar é verbo transitivo, já o dizia Mário de Andrade. Transitivo direito como se fala hoje. É sentimento que se transmite a outro. Que transita. Isso significa que ele requer um objeto direto. Não se ama o ‘nada’, o inexistente, Vale lembrar Drummond:
“Quadrilha”;
“João amava Teresa que amava Raimundo / que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili / que não amava ninguém./ João foi para os Estado Unidos, Teresa para o convento,/ Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, / Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes / que não tinha entrado na história.”

Assim eu a amo é como se deve dizer, e não eu lhe amo, como volta e meia se ouve e tem saído em “recadinhos” de jornais.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)