Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

AIDS: Brasil transferirá tecnologia

Eliane Gonçalves / ABr - 13 de julho de 2004 - 14:00

O Brasil assinou um acordo inédito com outros quatro países para criar uma rede de transferência de tecnologia para a AIDS. Rússia, China, Ucrânia, Nigéria e o Brasil se comprometeram a trocar informações sobre fabricação de preservativos, medicamentos, melhoria de exames e cooperação na pesquisa de vacinas. O acordo foi assinado ontem, em Bangkok, durante a 15ª Conferência Internacional de Aids. A Tailândia não assinou o compromisso e disse que vai avaliar a proposta.

Com a rede, os países esperam trocar tecnologia para melhorar a produção local dos insumos, e facilitar inclusive a importação e exportação de genéricos. "Esse acordo é inédito e importante para o Brasil. É a primeira vez que nós assinamos um acordo nessas dimensões. São diversos países com populações muitos grandes e onde a epidemia de AIDS é um importante programa de saúde pública", disse o diretor do programa brasileiro de DST/AIDS, Alexandre Grangeiro, em entrevista exclusiva à Agência Brasil.

De acordo com Grangeiro, o próximo passo é a constituição de um grupo técnico com representantes de cada um dos cinco países. "Faremos um diagnostico para identificar qual é a potencialidade e a necessidade de cada um desses país e, posteriormente, nós estabeleceremos áreas especificas para a cooperação", explicou. A preparação inicial dos países deve estar concluída até outubro deste ano.

SIGA-NOS NO Google News