Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aftosa: queda nos abates fica abaixo do esperado em MS

Humberto Marques / Campo Grande News - 16 de novembro de 2005 - 14:31

A queda no total de abates de animais em Mato Grosso do Sul ficou abaixo do que esperava o setor agropecuário, após a divulgação da existência de casos de febre aftosa no sul do Estado. Dados da SFA/MS (Superintendência Federal da Agricultura de Mato Grosso do Sul) indicam que, em outubro, foram abatidos 144.683 bovinos, contra 323.133 animais em setembro – uma queda aproximada de 44,7%. Na semana passada, o superintendente do órgão no Estado, José Antônio Felício, projetava uma queda de até 70% em relação à média histórica (de 330 mil animais).

As baixas devem-se às restrições impostas por mercados internacionais e mesmo de outras regiões do Brasil para a carne sul-mato-grossense. Embora o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) tenha cerceado a comercialização da carne oriunda dos cinco municípios componentes da zona de segurança contra a aftosa – Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã e Mundo Novo – durante algumas semanas a restrição atingiu todo o Estado, com frigoríficos decretando férias coletivas e suspendendo abates. Com as normatizações impostas pelo ministério para a comercialização do boi em pé e da carne com osso, a tendência é de que os problemas decorrentes da doença restrinjam-se apenas às cidades do Cone Sul.

Outras atividades de corte também registraram quedas, embora em menor proporção. Na avicultura, o total de aves abatidas em setembr, de 10,335 milhões, caiu para 9,771 milhões em outubro. Na suinocultura, a queda foi de 60.782 animais em setembro para 53.658 em outubro.

SIGA-NOS NO Google News