Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

02/12/2005 15:40

Aftosa: Mapa discute restrições com quatro países

Humberto Marques / Campo Grande News

Foi divulgado ontem pela SRI (Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio) um relatório com as ações adotadas pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) junto aos países que impuseram restrições à importação de carnes do Brasil – que chegam a 52, desde o surgimento dos primeiros casos da doença em Mato Grosso do Sul. A SRI, no período, negociou a flexibilização das barreiras, e, de acordo com a assessoria do Ministério, já obteve avanços com quatro mercados: Argélia, Indonésia, Chile e Israel.

O chefe do serviço veterinário argelino, Rachid Bodhedor, apresentou duas alternativas para a manutenção dos negócios: restringir as importações de carne bovina de Mato Grosso do Sul e do Paraná ou estender a proibição também aos estados vizinhos. Segundo informações da embaixada brasileira na Argélia, a decisão deve ser favorável ao Brasil.

Com a Indonésia, espera-se retirar o embargo às importações de farelo de soja, suspensas após o país asiático alegar risco de contaminação do material pelo vírus da aftosa – o que contraria normas internacionais e não possui amparo no Acordo de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias da OMC (Organização Mundial do Comércio). O último contato com as autoridades daquele país resultaram na promessa de que o assunto será tratado “com atenção”.

O Chile, por sua vez, comprometeu-se a reavaliar o embargo (hoje extensivo a todo o Brasil). Os chilenos pediram o reenvio de informações sobre saúde animal e saúde pública veterinária brasileira, que haviam sido encaminhadas em setembro. Porém, o governo do Chile solicitou a consolidação das informações em um único documento e em um “grau maior de profundidade”.Já sobre Israel (que já reduziu as restrições, limitando as compras de carne a Mato Grosso do Sul), a SRI aguarda mais avanços. A expectativa é de que, durante reunião futura articulada entre o Mapa e o Serviço Veterinário de Israel, seja oferecido o embargo comercial apenas à área afetada.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)