Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/01/2006 08:13

Aftosa: Iguatemi e Itaquiraí saem da área de risco

Fernanda Mathias/Campo Grande News

Estão fora da chamada área de risco em função da ocorrência de febre aftosa em Mundo Novo, Japorã e Eldorado, os municípios de Itaquiraí e Iguatemi. A redução da área de risco sanitário é estabelecida em portaria da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) publicada hoje no DOE (Diário Oficial do Estado).

A mesma portaria também determina que o trânsito de animais suscetíveis à febre aftosa de Mundo Novo, Eldorado e Japorã só poderá ocorrer para abate imediato em frigoríficos não habilitados à exportação ao mercado internacional e desde que haja requerimento à Iagro com 72 horas de antecedência do embarque, além da análise de risco pelos técnicos e desinfecção dos veículos com apresentação do certificado de desinfecção emitido pelo serviço de inspeção do frigorífico comprador ou do estabelecimento habilitado para isso. O embarque, em veículo lacrado, será acompanhado pela Iagro e é proibida a utilização de palha de arroz ou maravalha como cama de piso nas carrocerias que vão transportar os animais.

Ontem a Iagro acertou com o proprietário da fazenda Bonanza, em Eldorado, o abate de 1.075 bovinos, mediante indenização compartilhada entre Estado e União de R$ 897 mil.O pecuarista José Turquim obteve no ano passado liminar que impedia o sacrifício dos animais. Com o abate a Iagro fecha o ciclo de combate à febre aftosa, faltando apenas o vazio sanitário, instalação de animais sentinelas (etapas que junto duram 60 dias) e após isso o repovoamento progressivo.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)