Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aftosa: Iguatemi e Itaquiraí saem da área de risco

Fernanda Mathias/Campo Grande News - 20 de janeiro de 2006 - 08:13

Estão fora da chamada área de risco em função da ocorrência de febre aftosa em Mundo Novo, Japorã e Eldorado, os municípios de Itaquiraí e Iguatemi. A redução da área de risco sanitário é estabelecida em portaria da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) publicada hoje no DOE (Diário Oficial do Estado).

A mesma portaria também determina que o trânsito de animais suscetíveis à febre aftosa de Mundo Novo, Eldorado e Japorã só poderá ocorrer para abate imediato em frigoríficos não habilitados à exportação ao mercado internacional e desde que haja requerimento à Iagro com 72 horas de antecedência do embarque, além da análise de risco pelos técnicos e desinfecção dos veículos com apresentação do certificado de desinfecção emitido pelo serviço de inspeção do frigorífico comprador ou do estabelecimento habilitado para isso. O embarque, em veículo lacrado, será acompanhado pela Iagro e é proibida a utilização de palha de arroz ou maravalha como cama de piso nas carrocerias que vão transportar os animais.

Ontem a Iagro acertou com o proprietário da fazenda Bonanza, em Eldorado, o abate de 1.075 bovinos, mediante indenização compartilhada entre Estado e União de R$ 897 mil.O pecuarista José Turquim obteve no ano passado liminar que impedia o sacrifício dos animais. Com o abate a Iagro fecha o ciclo de combate à febre aftosa, faltando apenas o vazio sanitário, instalação de animais sentinelas (etapas que junto duram 60 dias) e após isso o repovoamento progressivo.

SIGA-NOS NO Google News