Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aeronáutica colocou radares de MS e MT em alerta máximo

Sandra Luz/Campo Grande News - 13 de janeiro de 2004 - 08:13

A Aeronáutica colocou em alerta máximo os radares da região de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso por conta dos roubos de aeronaves. Somente no Estado, foram três aviões roubados no último fim de semana. Conforme a Agestado, o trabalho de alerta é para auxiliar a Polícia Federal na localização dos aviões, que será reforçado com uma aeronave radar R-99.
Há ainda a expectativa de deslocamento, até fevereiro, do esquadrão de defesa da fronteira. Mesmo com o reforço, autoridades da Força Aérea cobram a regulamentação da chamada lei do tiro de abate, que permite derrubar aviões suspeitos que desobedecem ordens do patrulhamento aéreo. Sem a regulamentação da lei, aprovada há anos pelo Congresso, os militares podem perseguir o avião clandestino ou mesmo roubado, mas nada podem fazer se o piloto não obedecer a ordem de pousar. Hoje, quando aviões da FAB fazem esse tipo de interceptação, a maior parte dos pilotos clandestinos ignora a ordem da autoridade aeronáutica para descer e foge atravessando a fronteira.
O esquadrão que está sendo instalado em Campo Grande será o terceiro desse mesmo modelo em bases aéreas de regiões de fronteira. Os outros dois que já estão em operação, patrulhando a Amazônia, ficam em Boa Vista, Roraima, e em Porto Velho, Rondônia.

SIGA-NOS NO Google News