Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Adiamento da campanha contra a paralisia infantil

Agência do Rádio - 17 de agosto de 2009 - 08:38

Os pais das crianças com menos de cinco anos que precisam receber a segunda dose da vacina contra a paralisia infantil podem ficar tranquilos. O adiamento da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Infantil contra a poliomielite para o dia dezenove de setembro não coloca em risco a saúde dos meninos e meninas nessa faixa etária, que já estão protegidos pelas doses previstas no calendário básico. É o que explica a coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Arindelita Arruda. Segundo ela, as gotinhas distribuídas nas duas etapas anuais da campanha servem para reforçar a proteção e garantir que a paralisia infantil continue longe do País.


"Eu quero avisar que isso não coloca em risco nenhuma criança porque a campanha é uma vacina que a gente faz a mais. É uma garantia que a gente tem para as crianças tomarem além das suas doses do calendário básico. Portanto, o adiamento não coloca nenhuma criança em risco. É só uma questão operacional porque ela não tem nenhum risco epidemiológico. Então, todos os pais podem ficar tranquilos que suas crianças estão protegidas."

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização lembra que o vírus da poliomielite ainda circula em outros países. Por isso, é importante repetir a vacina duas vezes todos os anos. A segunda etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite deste ano foi adiada para o dia dezenove de setembro para evitar sobrecarga nos serviços de atenção básica à saúde, por causa do atendimento aos casos suspeitos da nova gripe em alguns Estados.

Reportagem, Cynthia Ribeiro


SIGA-NOS NO Google News