Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Adiada votação de texto sobre índios e PEC das eleições

Fabiana Silvestre / Campo Grande News - 09 de maio de 2005 - 15:57

As sessões ordinárias e reuniões das comissões da Câmara Federal e do Senado marcadas para amanhã (10) foram adiadas para quarta-feira. Segundo as assessorias de imprensa da Câmara e do Senado, o ponto facultativo foi decretado em decorrência da Cúpula América do Sul-Países Árabes, que acontece em Brasília.
Ficam transferidas, portanto, a votação da PEC nº 548/02, que acaba com a verticalização nas eleições brasileiras, na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça); e do relatório da Comissão Externa da Câmara Federal destinada a averiguar “in loco” a morte de crianças indígenas por desnutrição no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O deputado federal João Grandão (PT), que pediu vistas ao texto, informou ao Campo Grande News que fará um voto em separado ao relatório da deputada Perpétua de Almeida (PCdoB/AC). “Prefiro não adiantar o conteúdo do meu voto, mas mesmo que seja vencido vou votar conforme minha consciência”, diz. Ele destaca que fará sugestões ao texto de Perpétua.
O relatório da deputada aponta a ausência do poder público nas aldeias, principalmente nas ações preventivas.
Segundo o texto, havia apenas uma nutricionista para 300 crianças com problemas nutricionais. Sem a ação preventiva, as crianças ficavam mais expostas a evoluir para uma condição grave.
A falta de água tratada foi outro ponto destacado, favorecendo o consumo da água poluída e o surgimento de doenças.

SIGA-NOS NO Google News