Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Acre: uma história à sua espera

Ministério do Turismo - 12 de setembro de 2012 - 07:26

Brasília (DF) – No mês da Independência do Brasil, conhecer Rio Branco, capital do Acre, pode reservar uma grande surpresa. O Memorial dos Autonomistas é uma boa pedida para quem gosta de turismo histórico. O nome se refere aos homens que participaram da luta que transformou o território do Acre em estado, em 1957.



Antes, ele era parte da Bolívia, mas a maioria da população era formada por brasileiros, que não obedeciam às autoridades bolivianas. Em novembro de 1903, com o Tratado de Petrópolis, foi legitimada a posse do Brasil sobre o Acre.



O memorial fica anexo ao Palácio Rio Branco, sede do governo do estado. Fundado em setembro de 2002, ele guarda jornais do período entre 1904 a 1962, fotos históricas do estado, objetos marcantes e textos sobre os mais importantes episódios e os principais personagens da trajetória do Acre.



Guiomar Santos, o então senador responsável pelo projeto de lei de elevação do Acre a estado, e sua mulher, Lydia Hammes, estão enterrados no memorial em túmulos construídos especialmente para o local. Eles são as principais lembranças deste momento da história do Acre e também do país.


NR: algumas famílias cassilandenses transferiram residência para o Estado do Acre.

SIGA-NOS NO Google News