Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Acidente da TAM: caixa-preta indica erro em manete

Iolando Lourenço e Priscilla Manezotti/ABr - 01 de agosto de 2007 - 18:30

Brasília - Os dados do computador de bordo do Airbus A320 da TAM indicam que um dos manetes estava em posição errada durante o pouso, segundo informação passada pela Aeronáutica à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo, na Câmara dos Deputados. No entanto, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa) da Aeronáutica não considera que isso comprova falha do piloto.

As informações foram divulgadas à imprensa por deputados da CPI, após audiência a portas fechadas com o chefe do Cenipa, brigadeiro-do-ar Jorge Kersul Filho. "O gráfico mostra que um dos manetes estava em posição de climbing [subir] e o outro em idle [ponto morto]. O gráfico vai até o fim com um motor acelerando e outro desacelerando", informou Ivan Valente (P-SOL-SP). "O motor direito estava com potência de quase decolagem, na interpretação do brigadeiro Kersul”.

A partir da investigação, a Aeronáutica investiga duas hipóteses, segundo os deputados. Uma, de falha humana, em que o piloto posicionou o manete de forma errada. A segunda de que o manete estava posicionado corretamente, mas houve falha na leitura do computador, que poderia ter entendido o comando para acelerar e não para desacelerar a aeronave.

“Permanece a convicção de que é prematuro afirmar que a responsabilidade do acidente foi dos pilotos”, defende o relator da CPI, Marco Maia (PT-RS). "Eu não descarto, de forma alguma, que tenha ocorrido falha nos equipamentos e essas falhas tenham sido responsáveis pelo acidente”.

"Não dá para afirmar nem que foi erro humano nem erro mecânico", concorda o presidente em exercício da CPI, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Mas considera que os dados indicam que a pista não foi fator preponderante no acidente. “Os dados apresentados até agora pelo Cenipa, nos leva a ter a impressão, mas não a conclusão definitiva, de que pista não é a principal hipótese provável do acidente”.

SIGA-NOS NO Google News