Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

01/08/2007 18:30

Acidente da TAM: caixa-preta indica erro em manete

Iolando Lourenço e Priscilla Manezotti/ABr

Brasília - Os dados do computador de bordo do Airbus A320 da TAM indicam que um dos manetes estava em posição errada durante o pouso, segundo informação passada pela Aeronáutica à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo, na Câmara dos Deputados. No entanto, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa) da Aeronáutica não considera que isso comprova falha do piloto.

As informações foram divulgadas à imprensa por deputados da CPI, após audiência a portas fechadas com o chefe do Cenipa, brigadeiro-do-ar Jorge Kersul Filho. "O gráfico mostra que um dos manetes estava em posição de climbing [subir] e o outro em idle [ponto morto]. O gráfico vai até o fim com um motor acelerando e outro desacelerando", informou Ivan Valente (P-SOL-SP). "O motor direito estava com potência de quase decolagem, na interpretação do brigadeiro Kersul”.

A partir da investigação, a Aeronáutica investiga duas hipóteses, segundo os deputados. Uma, de falha humana, em que o piloto posicionou o manete de forma errada. A segunda de que o manete estava posicionado corretamente, mas houve falha na leitura do computador, que poderia ter entendido o comando para acelerar e não para desacelerar a aeronave.

“Permanece a convicção de que é prematuro afirmar que a responsabilidade do acidente foi dos pilotos”, defende o relator da CPI, Marco Maia (PT-RS). "Eu não descarto, de forma alguma, que tenha ocorrido falha nos equipamentos e essas falhas tenham sido responsáveis pelo acidente”.

"Não dá para afirmar nem que foi erro humano nem erro mecânico", concorda o presidente em exercício da CPI, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Mas considera que os dados indicam que a pista não foi fator preponderante no acidente. “Os dados apresentados até agora pelo Cenipa, nos leva a ter a impressão, mas não a conclusão definitiva, de que pista não é a principal hipótese provável do acidente”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)