Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

A ALL se posiciona sobre acidente em Aparecida

23 de outubro de 2009 - 12:13

O Cassilândianews recebeu da ALL, através da jornalista Fabiane Sato, o seu posicionamento sobre acidente que ocorreu em Aparecida do Taboado. Leia:


A ALL (América Latina Logística) informa que um caminhão colidiu com uma composição que seguia com cerca de 70 vagões vazios sentido Alto Taquari (MT). O acidente ocorreu por volta das 15h na passagem de nível na BR 158 em Aparecida do Taboado. As duas pessoas do caminhão foram socorridas e levadas ao hospital da cidade.

Quanto à sinalização, a ALL por iniciativa própria reforça a segurança das passagens em nível com a pintura de solo, instalação de Cruz de Santo André e redutor de velocidade (tipo tartaruga) com reflexivos. No ano passado, a empresa fez esse reforço de sinalização no local do acidente em Aparecida do Taboado.



Lei de trânsito

De acordo com o Código Nacional de Trânsito, a linha férrea é sempre preferencial, e é infração gravíssima, sujeito a perda de sete pontos na carteira, transpô-la sem parar. A multa para esta infração é de 175,84 ufirs (R$ 186,39). Isso porque que o trem, ao contrário dos demais veículos, precisa de mais de 500 metros para parar totalmente, mesmo após o maquinista acionar os freios.



Campanha de segurança

Para evitar que esse tipo de acidente aconteça, a ALL realiza anualmente campanha de segurança de PN. O trabalho começa com a sinalização e manutenção dos cruzamentos é tem sequência com as blitzes para orientação de motoristas e pedestres sobre os cuidados necessários aos transpor a linha férrea. Nesse ano, a campanha está sendo completada com uma terceira etapa, na qual colaboradores da ALL realizam palestras em escolas localizadas próximas à linha férrea.

A ação é feita por colaboradores da própria concessionária – todos eles do programa de voluntariado da empresa Amigo da Comunidade. É distribuído aos motoristas material informativo sobre os riscos de obedecer à sinalização. Cartilhas com linguagem lúdica também serão distribuídas às crianças que passarem pelo local.

As campanhas de conscientização em passagens de nível são realizadas pela companhia há oito anos e já atingiram mais de um milhão de pessoas. Neste ano, serão 76 cidades beneficiadas pela campanha por todo o Brasil.



Resultado – Desde o início do programa, em 2001, as campanhas contribuíram para reduzir em mais de 50% os acidentes nas passagens de nível nos seis estados onde a empresa atua. Somente neste ano, a ALL irá investir R$ 800 mil em campanhas e sinalização das passagens de nível críticas para diminuir ainda mais o número de ocorrências. “Buscamos orientar e a conscientizar a população, lembrando que não se deve caminhar ou fazer qualquer atividade sobre os trilhos e que a linha férrea é uma preferencial. Atravessá-la sem parar é uma imprudência, com risco de morte”, revela Carolina Goulart, coordenadora do programa.



SIGA-NOS NO Google News