Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

94% do mundo inteiro erra esse cálculo. Será que você consegue acertar?

Ciência e Tecnologia, Jessica Chiarelli - 22 de setembro de 2015 - 05:00

94% do mundo inteiro erra esse cálculo. Será que você consegue acertar?

Você é bom em matemática? Ela costuma ser a matéria mais odiada por um grande número de pessoas, por outro lado, há quem se dê super bem com os cálculos que ela envolve.

Mesmo que você seja ou tenha sido o melhor aluno das disciplinas de exatas no colégio, a chance de você errar uma certa conta é muito grande.

De acordo com especialistas, cerca de 94% das pessoas que tentaram respondê-la erraram. Isso acontece porque as pessoas que erram acreditam que ela é muito simples, no entanto pode não ser tão simples assim.

Você acredita que conseguiria acertar a resposta?

Então, responda: Qual é o resultado de 7 + 7 ÷ 7 + 7 x 7 – 7 ?

As opções de resposta são: a) 00 b) 08 c) 50 d) 56

A maioria das pessoas responde a letra “a” ou a letra “d”. Se você respondeu alguma dessas opções se enganou! Quem escolhe 56 como resultado costuma fazer a conta da esquerda para a direita, mas sem respeitar as ordens das operações matemática.

Ou seja, 7+7 = 14, 14÷7 = 2, 2+7 = 9, 9×7 = 63, e, finalmente, 63-7= 56. Logo a resposta correta seria a alternativa “d”, certo? Errado.

Já a pessoa que acredita que a resposta é zero faz a conta usando a mesma lógica, mas quando chega no final subtrai 7 por 7 isoladamente e encontra zero, assim pensa que o número encontrado até a última operação multiplicado por zero só pode ser zero. Errado também.

Então, qual é a resposta correta? A resposta correta é a que quase ninguém supõe que seja, a letra “c”. A razão para isso é que existe uma hierarquia na hora de resolver o cálculo. Primeiramente é preciso fazer as operações de divisão, depois as de multiplicação, soma e por último a subtração.

Assim, para resolver corretamente o cálculo, é preciso seguir o seguinte raciocínio: 7÷7 = 1, 7×7 = 49. Resolvendo as operações de divisão e multiplicação a conta ficaria: 7 + 1 + 49 – 7. O resultado disso é 50.

Achou difícil? Na próxima vez que tiver que responder um cálculo parecido, basta lembrar das dicas.

Por Fatos Desconhecidos

SIGA-NOS NO Google News