Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

29.808 casos de dengue no Centro-Oeste em seis meses

Rede Saúde - 14 de novembro de 2003 - 15:55

A região Centro-Oeste informou à Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, a ocorrência de 29.808 casos de dengue, entre janeiro e agosto de 2003. Esse número representa 59,6% menos em relação ao mesmo período do ano passado. No Brasil, houve queda de 61,9% dos casos de dengue em 2003, em relação a 2002. Os números positivos indicam que o país está no caminho certo. Mesmo assim, o Ministério da Saúde alerta para a necessidade de manter a mobilização social e o trabalho das Secretarias Municipais de Saúde para que o país continue a reduzir a ocorrência da doença.

Caso o número de criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, seja elevado, haverá maior probabilidade de surtos e epidemias. A população deve certificar-se de que as caixas d´água estão adequadamente vedadas, colocar areia nos pratinhos de vasos de planta, fechar bem os sacos plásticos utilizados para acondicionar o lixo e manter a lixeira tampada, retirar a água parada das lajes, jogar fora entulhos acumulados nos quintais, entre outras orientações já bastante difundidas pelo Ministério da Saúde e os meios de comunicação. Esses cuidados garantem a eliminação dos potenciais criadouros do mosquito e previnem a ocorrência de surtos no próximo verão.

Para impulsionar o combate à doença, o Ministério da Saúde instituiu, em outubro de 2003, o Comitê Nacional de Mobilização contra a Dengue. O comitê de mobilização tem a atribuição de difundir informações sobre a prevenção da dengue e é composto por representantes dos governos federal, estaduais e municipais e da sociedade civil.

O Ministério da Saúde também instituiu o Comitê Técnico de Acompanhamento e Assessoramento, para avaliar as ações previstas no Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) e para propor mecanismos para execução das atividades

SIGA-NOS NO Google News