Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

14ª Prova de Ganho de Peso MS elege seus campeões

30 de novembro de 2007 - 06:51

Em parceria com a Embrapa Gado de Corte e ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), a Nelore-MS vai premiar neste sábado, (01/12), no anfiteatro da Embrapa Gado de Corte os melhores reprodutores jovens classificados durante a 14ª Prova de Ganho de Peso. A PGP que começou no dia 11 de junho e encerra-se amanhã contou com a participação de 31 criatórios do Estado que enviaram seus melhores exemplares para serem avaliados por técnicos da Embrapa e ABCZ com o objetivo de eleger os melhores indivíduos em conformação de carcaça da raça Nelore de MS. Ao todo 92 animais participaram da prova que teve a duração de 148 dias.



Segundo o presidente da Associação Sul-mato-grossense dos Criadores de Nelore (Nelore-MS), Aluízio Lessa Coelho, “esta é uma das provas de ganho de peso mais importantes e tradicionais do país. O desempenho da raça nelore vem crescendo ininterruptamente nas últimas duas décadas e a Prova de Ganho de Peso para os reprodutores PO é um testemunho técnico da grande importância não só para os criatórios como também para todo o mercado de corte”, analisa Coelho.


Durante esse período os animais receberam da Embrapa os mesmos tratamentos das fazendas de origem e foram avaliados em pesagens mensais observando-se mensurações de cobertura de gordura, área de olho de lombo através de ultra-sonografia e ainda avaliação de tipo seguindo padrões da ABCZ. Todas estas avaliações tornaram possível identificar durante a prova os participantes de melhor desempenho e com maiores ganhos em peso diários. A Embrapa foi responsável pela pesagem, manejo e análise de dados em todo o processo. No final da prova os animais serão classificados em quatro categorias: Elite, Superior, Regular e Inferior.



A prova teve a coordenação técnica dos médicos-veterinários Evandro Sanches Salineiro (Nelore-MS) e Adriano Garcia (ABCZ), do engenheiro agrônomo Antonio Nascimento Rosa (Embrapa) e das empresas parceiras Sinutre, Silozan, Via Campus, Sigo Homeopatia, DGT (Ultrasom), Gene-Plus e Biogenesis.



SERVIÇO: PREMIAÇÃO DA 14ª PROVA DE PESO

LOCAL: Anfiteatro da Embrapa Gado de Corte

DATA: 01/12

HORÁRIO: 8 da MANHÃ (CAFÉ DA MANHÃ)

SIGA-NOS NO Google News