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Como administrar o seu negócio em tempos de crise

Catho - 13 de setembro de 2015 - 15:00

Em um cenário de instabilidade econômica, é normal que alguns empreendedores se sintam desmotivados e receosos com as mudanças que estão ocorrendo e com aquelas que podem vir a acontecer. Por isso, é de suma importância que neste momento o profissional adote estratégias para minimizar os efeitos negativos e (por que não) alavancar o desempenho do seu negócio.

A taxa de desemprego durante a crise econômica tem crescido consideravelmente. Segundo dados do IBGE, já são 8,2 milhões de brasileiros desempregados, número que pode aumentar ainda mais, já que muitas empresas estão reduzindo o quadro de funcionários para diminuir os gastos. Em outras palavras, 2015 está sendo um ano desafiador para os empreendedores e administradores de empresas.

Diante dessas e de tantas outras incertezas – como a alta das taxas de juros e a volta da inflação –, atingir bons resultados e garantir o crescimento da empresa pode parecer um objetivo difícil de ser atingido. Por outro lado, há quem consiga, apesar de tudo, sair da zona de conforto e inovar, adotando estratégias para buscar novos caminhos e vencer os desafios.

“É fato que palavras como desemprego e inflação que, até anos atrás, eram pouco comuns no vocabulário dos brasileiros, voltaram, o que acaba por desanimar potenciais empreendedores”, explica o consultor de empresas e mestre em finanças, Hovani Argeri.

Para o especialista, “a combinação de retração econômica com inflação e a consequente elevação dos juros contamina todas as expectativas; porém, há incontáveis oportunidades em qualquer segmento, até por conta da falta de competitividade a que boa parte dos empresários nacionais está habituada”, defende.

Deixando o pessimismo de lado

Administrar um negócio com foco nos resultados em meio aos desafios vindos dos altos e baixos do mercado exige, sem dúvida, bastante coragem de quem está à frente de um empreendimento.

“A incerteza é um dos pontos que afeta os resultados de uma empresa, mas focar em outros pilares do negócio pode ser uma alternativa para lidar com esta adversidade”, opina Décio Casarejos Pecin Jr., administrador de empresas e presidente da rede de Ensino de Idiomas CNA.

Conhecimentos sobre o público, a equipe e os processos são importantíssimos para a manutenção e/ou crescimento de qualquer empresa, esteja ela ou não sendo afetada pela crise. “As capacidades de inovação e resiliência também se fazem mais importantes do que nunca. Afinal, neste cenário, crescer não é apenas uma questão de escolha”, aponta o administrador.

Confira a seguir cinco dicas de Décio Pecin para administrar e fortalecer a sua empresa durante a crise.

Conheça o seu público

Mesmo se você já estiver em um mercado há anos, e principalmente nesses casos, é importante reavaliar o comportamento e os hábitos do seu público consumidor; afinal, ele também muda junto com o cenário. Pesquisas de mercado, por mais simples que sejam, são bastante eficazes.

Conhece-te a ti mesmo

Você está preparado para lidar com as mudanças que vem observando? Conhecer sua estrutura, limitações e potencial de resiliência é a base não só para um bom planejamento, como também para lidar com as surpresas de um cenário instável.

Não se esqueça do planejamento

Para lidar com a insegurança atual, muitos empresários reforçam o monitoramento sobre os comportamentos do poder público, fornecedores e consumidores, mas se esquecem de efetivamente aplicar esse conhecimento no negócio. Lembre-se sempre de retomar o seu plano inicial, atualizá-lo com as mudanças do cenário e adequar a rota, se for necessário.

Seja ousado

É fato que existe uma maior apreensão quando o mercado está instável, mas não deixe que isso prejudique a sua visão sobre as oportunidades e, muito menos, limite os seus investimentos em boas ideias. As melhores inovações nascem justamente da necessidade e da urgência e, geralmente, surgem de ideias muito simples. Aposte na ousadia.

Pense no longo prazo

Se existe uma necessidade de adequação ou mudança, que ela seja feita para melhor. Reflita sobre o agora já pensando no futuro do seu negócio, e priorize ajustes verdadeiramente construtivos em detrimento dos emergenciais. A crise vai passar e você ainda pode sair dela bem melhor do que entrou.

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