Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

30/05/2016 13:00

Colposcopia: como é feita? Para que serve?

Abc Med

A colposcopia é um exame que serve para examinar o trato genital inferior, isto é, a vulva, a vagina e, sobretudo, o colo do útero. Ela é usada principalmente para detectar precocemente o câncer do colo do útero e permite, por meio de um colposcópio (aparelho semelhante a um microscópio), visualizar diretamente as estruturas examinadas.

Para que serve o exame?

A colposcopia serve para detectar lesões cancerosas ou pré-cancerosas na vulva, vagina e, principalmente, no colo do útero e direcionar as biópsias dos locais suspeitos.

Quem deve fazer esse exame?

A colposcopia deve ser realizada pelas muheres em que os exames preventivos de câncer de útero tenham levantado alguma suspeita, tanto para confirmá-lo por meio de uma biópsia, se for o caso, como para descartá-lo e diagnosticar outras patologias que podem afetar o trato genital inferior, tais com inflamações, ferimentos, dermatites de outras naturezas, etc.

Como o exame é realizado?

O exame é simples e dura de dez a vinte minutos. Ele é realizado em ambulatório ou consultório e não exige nenhuma preparação prévia. Simplesmente a paciente deve abster-se de relações sexuais nas 48 horas que precedem o exame, não usar nenhum creme vaginal antes do procedimento e estar fora do período menstrual.

A colposcopia é parecida com o exame ginecológico comum e nela também se usa um espéculo vaginal (aparelho de metal ou de plástico que é introduzido na vagina para mantê-la aberta durante o procedimento). Enquanto que no exame ginecológico comum o médico examina diretamente e a olho nu o colo do útero, na colposcopia o médico pincela na superfície dos tecidos um líquido que ressalta as lesões e examina através do colposcópio, a uns trinta centímetros de distância. O exame colposcópico não doi e a paciente apenas pode ter um ligeiro incômodo, causado pela colocação do espéculo vaginal e pelo líquido aplicado. As imagens podem ser visualizadas em um monitor que amplia o que está sendo avaliado. Caso seja detectada alguma área anormal ou suspeita de ser cancerígena ou pré-cancerígena, deve ser colhido material para biópsia.

Algumas informações adicionais sobre a colposcopia:

O exame de colposcopia é rápido e não doi.
O trato genital inferior não deve ter sofrido nenhum tipo de traumatismo recente, nem mesmo de relações sexuais. Deve haver uma abstinência sexual de pelo menos 48 horas.
A colposcopia deve, de preferência, ser feita na primeira fase do ciclo menstrual, ou seja, antes da ovulação.
Os anovulatórios orais devem ser suspensos por dois ciclos antes da colposcopia.
Em caso de histerectomia, o exame pode ser feito a qualquer momento.
Mulheres grávidas podem se submeter ao exame.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)