Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

45 cursos da UFMS serão avaliados pelo ENADE

UFMS - 25 de fevereiro de 2005 - 15:35

O Ministério da Educação inscreve até o dia 03 de abril de 2005 os acadêmicos que estão ingressando e os que estão concluindo os cursos de graduação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

O exame é um dos instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), e será aplicado em 19 de junho/2005 a uma amostra representativa de alunos de 45 cursos da UFMS. Os resultados do do ENADE 2004 ainda não foram publicados.

A realização do exame, por parte dos acadêmicos selecionados é obrigatória e constará no histórico escolar de todos, mesmo dos não selecionados pelo Ministério da Educação, uma vez que o ENADE é realizado por amostragem.

Serão considerados estudantes de final do primeiro ano do curso aqueles que, até o dia 21 de fevereiro de 2005, tiverem concluído entre 7% e 22% (inclusive) da carga horária mínima do currículo do curso da instituição de educação superior. Para o último ano estão habilitados a fazer o Exame aqueles que, até o dia 21 de fevereiro de 2005, tiverem concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso da instituição de educação superior ou aqueles que tenham condições acadêmicas de conclusão do curso de graduação durante o ano letivo de 2005.

O objetivo do ENADE, que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), é aferir o rendimento dos alunos em relação aos conteúdos programáticos e suas habilidades e competências. Além da prova, será aplicado um questionário-pesquisa para levantar o perfil e a opinião dos estudantes.

De acordo com o § 5º, do Art, 5º, da Lei 10.861, de 14 de abril/2004, “o ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a sua situação regular com relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério de Educação, na forma estabelecida em regulamento”.

Os cursos da UFMS que serão avaliados serão os seguintes:

CPTL: Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia;

CPDO: Análise de Sistemas, Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia;

CPCO: Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia;

CPAQ: Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Pedagogia (PIFPS);

CCHS: Ciências Sociais, História, Letras e Pedagogia;

CCBS: Ciências Biológicas;

CCET: Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Física, Matemática, Química;

CPAR: Matemática;

CPCX: História, Letras e Sistema de Informação;

EAD: Pedagogia.

Outras informações e a legislação sobre o ENADE poderão ser encontradas nas páginas www.inep.gov.br ou na página da PREG www.preg.ufms.br no link DIAP.

Assessoria de Comunicação Social - ACS


Fonte: Divsisão de Apoio pedagógico da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - DIAP/PREG

SIGA-NOS NO Google News