Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Segunda, 29 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Petrobras confirma retomada da obra da UFN3 em dezembro de 2024

Processo licitatório para conclusão da obra será iniciado neste ano; meta é ter unidade funcionando em 2028

Campo Grande News - 15 de abril de 2024 - 16:30

Petrobras confirma retomada da obra da UFN3 em dezembro de 2024
Portão de entrada da UFN3, em Três Lagoas, com bloqueios e segurança armada para evitar invasores (Foto: Arquivo/Paulo Francis) - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

A retomada da obra da UFN3, em Três Lagoas, finalmente tem uma data. O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, confirmou que o processo licitatório para conclusão da obra deve ser iniciado em dezembro deste ano. A meta é começar a operar a unidade até o final de 2028.

De acordo com Prates, a obra precisa de investimento de R$ 5 bilhões para ser finalizada. A decisão é amparada por um estudo técnico de viabilidade financeira, que apontou para a Petrobras a necessidade de voltar ao setor de fertilizantes.

A ministra do Orçamento e Planejamento, Simone Tebet, tem acompanhado o processo de perto. A expectativa era que uma comitiva presidencial visitasse a obra no ano passado, mas até o momento não houve avanços nas tratativas.

A UFN3 terá um papel fundamental na redução da dependência brasileira em 15% dos nitrogenados, contribuindo para a autonomia nacional no setor de fertilizantes.

Com 81% da obra realizada, a construção foi paralisada no final de 2014. A fábrica de fertilizantes foi projetada para consumir diariamente 2,3 milhões de metros cúbicos de gás natural, fazendo a separação e os transformando em 3.600 toneladas de ureia e outras 2.200 toneladas de amônia por dia.

SIGA-NOS NO Google News