Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Histórico: caiu neve em Mato Grosso do Sul

Nyelder Rodrigues e Edivaldo Bittencourt, Campo Grande News - 23 de julho de 2013 - 06:49

Os tão admirados flocos brancos de neve, típicos do inverno europeu e dos Estados Unidos, e vistos pela maioria dos brasileiros apenas nos filmes hollywoodianos, é nessa noite a principal atração para os moradores de Paranhos.

Localizada a 469 km de Campo Grande, no extremo sul do Estado, a cidade já conta com alguns relatos de pessoas que viram a neve, o que gera expectativa nos moradores e faz alguns outros terem lembranças do passado.

Uma delas é Maria de Lurdes Prestes, que aponta como “obra de Deus” a neve atípica em Paranhos. A neve “apareceu” na região pela última vez em julho de 1978, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

“Hoje primeira vez eu vi cair neve aqui em nosso lugar, como está frio, eu vi logo que era neve”, comenta Maria de Lurdes. Durante a tarde, Paranhos também registrou chuva de granizo, sem precipitação líquida, conforme moradores.

Outra moradora que também aguarda mais neve é a professora Regina Pener, que conta que o fato atraiu a curiosidade da população, tornando o assunto o mais comentado tanto nas rodas de bate-papo, como nas postagens no Facebook.

“Parecia gelo seco, caia e desmanchava rapidamente. Mas foi muito pouco. Estava no curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Meu filho viu as bolinhas caírem por uns dois minutos", relatou. "As pessoas falavam que iam cuidar para ver se caia neve e registrar o momento”, explica a professora.

A dona de casa Jussara Vieira Bitencourt também viu o fenômeno. "Parecia chuva de pedra, mas não era chuva, só pedrinha", relatou.

De acordo com a estação do Inmet em Ponta Porã, a região enfrenta um frio de 3,5º C. A sensação térmica é de -3º C na região.

Segundo o Inmet, a neve deveria acontecer por volta das 3h de terça-feira (23), na região do extremo sul do Estado. O jornalista Jaime Mel atá postou o horário no Facebook para os amigos ficarem atentos para a madrugada. Os corajosos, com certeza, vão ter a oportunidade de registrar o feito histórico na fronteira.

O frio chegaria a -1º e sensação térmica de -8º C. Pode never em todos os municípios da região sul, como Paranhos, Amambaí, Sete Quedas e Coronel Sapucaia.

Ainda de acordo com a previsão, na quarta-feira o frio segue intenso com mínimas abaixo de zero no sul. Em Campo Grande, deve fazer 4°C. As temperaturas devem começar a subir na sexta-feira (26).

SIGA-NOS NO Google News