Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Domingo, 28 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Política

Justiça Eleitoral lança campanha para incentivar voto jovem na eleição municipal

Em janeiro e fevereiro deste ano mais de 417 mil jovens solicitaram a primeira via do título de eleitor

Campo Grande News - 19 de março de 2024 - 06:40

Justiça Eleitoral lança campanha para incentivar voto jovem na eleição municipal

Começou ontem (18) a Semana do Jovem Eleitor 2024, campanha de mobilização ao voto jovem no pleito municipal deste ano. A Justiça Eleitoral busca incentivar adolescentes entre 16 e 18 anos a tirar o primeiro título.

A campanha mira em dois públicos, os jovens de 16 e 17 anos, que não são obrigados a votar e os que completam 18 anos antes do dia 6 de outubro, e são obrigados a votar pela primeira vez este ano.

Focada em redes sociais, como Instagram e TikTok, o mote da campanha é “Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral – A sua voz vai fazer história”.

Desde 2022 a participação dos jovens cresceu. No último pleito, 2.116.781 eleitoras e eleitores com 16 e 17 anos emitiram seu título de eleitor e se tornaram aptos a votar, o que representa um crescimento de 51,13% em relação às Eleições 2018. A participação da juventude continua crescente, em janeiro e fevereiro deste ano, mais de 417 mil jovens entre 15 e 17 anos já solicitaram a primeira via do título de eleitor.

Prazo - O prazo para serviços como alistamento ou transferência de domicílio se encerra em 8 de maio. A partir do dia seguinte, não serão mais permitidas novas inscrições eleitorais no cadastro, a fim de que seja preparada a logística de votação do pleito.

Para se tornar eleitor, o jovem deve solicitar seu alistamento através do Autoatendimento Eleitoral - Título Net, no site Tribunal Superior Eleitoral, ou presencialmente em uma unidade de atendimento da zona eleitoral do município onde pretende votar. O atendimento presencial pode exigir o agendamento. Verifique no site do tribunal regional eleitoral se o cartório eleitoral do atendimento faz essa exigência e o procedimento para o agendamento.

SIGA-NOS NO Google News