Geral
Vacinação contra aftosa começa nesta sexta-feira
Mais de 20 milhões de bovinos goianos serão imunizados a partir desta sexta-feira, dia 1° de maio, na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa. Em maio do ano passado, a cobertura vacinal foi de 98,42%, com mais 19 milhões de animais imunizados.
O último foco de febre aftosa em Goiás foi registrado em agosto de 1995. O Estado é considerado zona livre da doença desde 2001. Segundo a chefe do Serviço de Sanidade Agropecuária, Sônia Jácomo, imunizar o rebanho é fundamental para melhorar a economia do Estado. A vacinação contribui para que Goiás melhore o índice de quarto maior rebanho bovino nacional. Proporciona, também, o índice de 71% do Produto Interno Bruto (PIB) das exportações goianas e 33% das exportações em nível nacional, disse.
Durante a primeira etapa da campanha, haverá distribuição de folders e cartazes nos escritórios locais da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e nos estabelecimentos comerciais de vacina. Goiás conta, ainda, com disque-denúncia da Agrodefesa, pelo telefone 0800 646 1122, para denunciar produtores que não vacinam contra a aftosa. Nas últimas campanhas, foi observado o crescimento da participação dos produtores, principalmente quanto às denúncias contra produtores que adquirem a vacina, mas não vacinam seus animais, disse a chefe do Sedesa.
Os criadores rurais têm até o quinto dia útil, após o término da etapa de vacinação, para declarar a imunização dos animais nos escritórios da Agrodefesa. Caso não declarem, os produtores podem pagar multa de R$ 7 por animal não vacinado, além da interdição da propriedade para movimentação de animais e entrega de leite.