Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 18 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sistema de cotas está sendo dicutido na Câmara

Agência Câmara - 15 de junho de 2004 - 14:41

A adoção de cotas raciais e étnicas é o foco das discussões desta tarde nas comissões de Educação e Cultura; e de Direitos Humanos e Minorias. A audiência, promovida em conjunto pelas comissões, foi solicitada pelos deputados Iara Bernardi (PT-SP), Gilmar Machado (PT-MG) e Luiz Alberto (PT-BA).
Foram convidados para participar dos debates o diretor-executivo da Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro), Frei David Raimundo Santos; a pró-reitora de ensino da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Maria José de Jesus Alves Cordeiro; o presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), Marcelo Brito da Silva; e o professor da Universidade de São Paulo (USP) Hédio Silva Jr.

Educafro
O projeto Educafro é um pré-vestibular para negros e pessoas de baixa renda que já atendeu cerca de 14 mil alunos. No dia 26 de novembro do ano passado, Frei David, por causa do Educafro, recebeu do presidente da Câmara, João Paulo Cunha, e do então ministro da Educação, Cristovam Buarque, o "Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2003".

Legalidade
A constitucionalidade das cotas para negros foi debatida pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) nesta manhã. Segundo o IBGE, só 2% dos estudantes universitários no Brasil são negros. Além disso, eles representam apenas 0,5% dos alunos das universidades públicas.



Reportagem - Natalia Doederlein
Edição - Simone Ravazzolli

SIGA-NOS NO Google News