Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Receita do Dia: doce de tomate

Tomate é um fruto e, embora desponte em saladas nas refeições dos brasileiros, também pode ser usado em sobremesas

João Ramos, Midiamax - 24 de fevereiro de 2024 - 10:00

Receita do Dia: doce de tomate
(Foto: Freepik, Reprodução)

Enjoado das já manjadas geleias de morango e framboesa para pães, e das coberturas de chocolate e caramelo para acompanhar o sorvete? Então é hora de conhecer esse doce de tomate que é um primor. Depois que conheci esta receita, não quis mais saber das geleias convencionais e nem das já saturadas coberturas.

Sem preconceito: doce de tomate é uma delícia e surpreende pelo sabor. Lembrando que tomate é um fruto e, embora desponte em saladas nas refeições dos brasileiros, também pode ser usado em sobremesas. O docinho desse ingrediente comum em molhos salgados e pratos de legumes consegue ser ainda mais gostoso e tem uma pitadinha ácida que faz toda a diferença. Confira o passo a passo e aprenda a fazer:

Ingredientes

Para o doce:

10 a 12 tomates vermelhos, porém firmes (o tomate mais comum, oval)

Para a calda:

1 copo de água
4 paus de canela
Meio quilo de açúcar
8 cravos
Meio litro de vinho (tinto ou branco, à escolha)

Modo de Preparo

Calda

Numa panela em fogo médio coloque água, canela e cravos e deixe ferver até os aromas se soltem.

Adicione açúcar e vinho e mexa bem até formar uma calda em ponto de fio grosso.

Doce de tomate

Faça um risco em forma de cruz na parte de baixo dos tomates e coloque aos poucos numa panela com água fervente. Deixe ferver até que a pele se solte.

Retire os tomates da panela e coloque todos em uma tigela com água gelada para dar o choque térmico e interromper o cozimento.

Assim que esfriar, retire a pele e os cabinhos dos tomates. Corte-os ao meio e retire as sementes. Numa travessa, coloque e despeje a calda sobre eles. Leve ao forno a 180ºC por 20 a 30 minutos.

Depois, coloque para gelar. Caso queira fazer uma pasta, bata no liquidificador até atingir a consistência desejada. Sirva com pães ou como acompanhamento de sorvetes.

SIGA-NOS NO Google News