Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Quase metade das cidades de MS enfrentou seca grave em outubro

No mesmo mês, três municípios registraram seca excepcional, a qual cria situações consideradas de emergência para determinada região

Midiamax - 30 de novembro de 2021 - 16:40

Pelo menos 36 municípios de Mato Grosso do Sul enfrentaram situação de seca considerada grave em outubro
Pelo menos 36 municípios de Mato Grosso do Sul enfrentaram situação de seca considerada grave em outubro - Arquivo/Midiamax

Pelo menos 36 municípios de Mato Grosso do Sul enfrentaram situação de seca considerada grave em outubro. No mesmo mês, três municípios registraram seca excepcional, a qual cria situações consideradas de emergência para determinada região. Os dados constam no Boletim do CEMTEC/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), extraídos do Monitor de Seca da ANA (Agência Nacional das Águas).

Conforme a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), outros 24 municípios tiveram seca moderada, enquanto 16 registraram seca extrema e ainda três (Selvíria, Paranaíba e Aparecida do Taboado, todos na região do Bolsão), sofreram com a seca excepcional.

A seca moderada provoca alguns danos às lavouras e pastagens; córregos, reservatórios ou poços ficam com níveis baixos, pode ocorrer falta ou restrições voluntárias de uso de água em algumas regiões. Já quando a seca é considerada excepcional, há perdas nas lavouras e pastagens de forma excepcional e generalizada; escassez de água nos reservatórios, córregos e poços de água, criando situações de emergência.

O mapa mostra que, em Mato Grosso do Sul, em função das chuvas registradas acima da média e melhora nos indicadores, houve recuo da seca grave na região Sudeste, que passou à condição de seca moderada. Por outro lado, houve avanço para seca grave (antes era moderada) na região Oeste, onde está localizado o Pantanal, em virtude das precipitações abaixo da normalidade.

A coordenadora do CEMTEC/MS, Valesca Rodriguez Fernandes, “no mês de outubro observou-se precipitação acumulada mensal entre 200 a 400 milímetros nas regiões Central, Sudeste e Leste do Estado devido a atuação de sistemas meteorológicos: sistemas frontais, aliado a passagem de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) e ao transporte de umidade e calor”. Em grande parte dos municípios, o volume de chuvas foi de 125 a 150% acima do que era esperado para o período. Ainda assim, devido ao longo período de estiagem, as chuvas não foram suficientes para reverter a situação de seca.

O Monitor de Secas é um programa que analisa o comportamento do clima através de mapas meteorológicos e fornece informações que facilitam a adoção de medidas para combater os efeitos das secas. O programa já existe desde 2014 e engloba os estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, estando de fora, apenas a região Norte do país.

Quase metade das cidades de MS enfrentou seca grave em outubro

SIGA-NOS NO Google News