Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 27 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Os Giros da Família Girotto: relatos do pai e seus filhos

Redação - 09 de novembro de 2017 - 07:10

Os Giros da Família Girotto: relatos do pai e seus filhos

Na segunda-feira (6), iniciou-se o quadro "Os Giros da Família Girotto". Naquele dia, o Cassilândia Notícias contou que a Família Girotto (o pai João Girotto e os filhos Gustavo, Guilherme e Bruna) irão participar da São Silvestre 2017. E a Bruna iniciou relatando a sua preparação.

Clique aqui para ler a matéria, se você perdeu!

Hoje é dia do pai João Girotto e os filhos Guilherme e Gustavo contarem sobre as suas preparações.

João Girotto correndo a São Silvestre 2016
João Girotto correndo a São Silvestre 2016

Relatos do João Girotto
"Janeiro de 2017, feliz por ter participado da primeira São Silvestre. Fazendo planos para uma segunda participação. De uma hora para outra surge uma dor no abdome e nunca passa. Assim, tive que diminuir a intensidade dos treinos até que descobri ser hérnia, duas por sinal. Na metade do ano fui operado. Recuperação, etc e tal, somente no começo de novembro a confiança voltou para forçar mais nos treinamentos. Portanto, faltando sessenta dias para a competição. Ficarei feliz se conseguir as 2h12 do ano passado. Nesta semana, tive academia na segunda e depois de muitos anos voltei a pular corda. Quando jovem, fazia judô e pulava muita corda. Na terça, iriamos correr, mas a chuva não deixou. Academia e uma hora de esteira na base do 2 por 1 e para encerrar pulei corda. Hoje o planejamento de corrida era ver se conseguiria voltar aos 7 minutos e 30 segundos por quilômetro. Era para correr o máximo e andar quando não aguentava mais. Terminei os 8 quilômetros em uma hora, quatro minutos e quarenta e quatro centésimos. Atingi 8 minutos por quilômetro. Bom, para quem estava fazendo 8'45". Estou sentindo que ainda está muito longe. Em tempo: tenho quase 69 anos de idade e estou pesando 94 quilos. Preciso chegar pelo menos com 90 na São Silvestre. No ano passado, corri com 92".

Relatos do Gustavo 
"Por que decidi pela primeira vez correr a mais famosa prova de corrida de rua do Brasil? Acima de tudo, para testar os meus limites físicos e mentais. Tudo começou em uma conversa fortuita com meu irmão Guilherme, em uma visita em Rio Preto, no início de 2017, em que falei que esse ano eu colocaria a minha casa em ordem. Referia com isso, em emagrecer e não voltar a engordar (já que o efeito sanfona após a dieta Dukan veio com tudo em 2017). Em 02/04/2017 comecei um programa de reeducação alimentar com minha querida nutricionista Priscila Daud, em Rio Preto, e, desde aquele dia, até hoje, 18kgs já foram eliminados. E sabem o que foi o melhor? Não tive que fazer nenhuma restrição alimentar e não deixei de comer aquilo que mais me faz falta nas dietas: os carboidratos! Consequentemente, meus treinos na academia do prédio só melhoraram, já que faço atividade física regular 3-4 vezes por semana desde 2008. Meu professor de educação física nunca esteve tão animado! Mas ainda sofro com a falta de resistência para provas longas, já que sempre corri provas de 5km e de no máximo 8km. Agora, pés à obra, já que meu objetivo na minha primeira São Silvestre será de não caminhar, em especial, na famosa subida de quase 2km da Brigadeiro Luis Antônio no final da prova (15km no total). Como não sou tão bom com textos como meu pai e meus irmãos, peço que tenham paciência com o corredor/escritor mais amador da família!"

Guilherme correndo a São Silvestre em 2016
Guilherme correndo a São Silvestre em 2016

Relatos do Guilherme
"Quem me conhece bem sabe que não sou um “viciado” em corrida. Gosto mesmo é de jogar futebol. E como gosto. Talvez se fosse craque não gostaria tanto!!! E o futebol já me rendeu uma cirurgia no joelho esquerdo e, infelizmente, jogando pela primeira vez um campeonato de “campão”, no estádio do Serrinha, machuquei o joelho não operado. Resultado: de molho no futebol até me organizar para realizar uma nova cirurgia. Que irei fazer, isso é certeza, e para voltar a jogar futebol. A corrida entrou na minha vida nessa hora: impedido de jogar futebol, para manter a dieta e o peso, além da academia, volto a atenção para as corridas (interessante observar que mesmo com as lesões dos joelhos, a corrida não foi prejudicada). Em 2011, quando corri pela primeira vez a São Silvestre, corri com o joelho machucado (o tempo foi de 1h37). Ano passado, 2016, estava tudo intacto e tinindo. Completei a prova abaixo de 1h30 (1h27 mais precisamente). E esse ano? Bom, falei que quero ser o Cassilandense mais rápido na prova. Será bem mais difícil. Por conta de jogar muito futebol em 2016, o preparo físico estava melhor. Por desleixo mesmo, não sigo nenhuma planilha ou esquema de treinamento, salvo as dicas dos próprios colegas de corrida, que deixo de nominar por serem vários, mas que posso fazer uma menção honrosa ao amigo Guanabara. Como treino? Simplesmente saio de casa para correr sem saber a distância, o local e o tempo do exercício. Isso é a corrida. É o exercício da liberdade, extremamente democrático. E assim vou correndo, com o foco primeiramente no controle do peso; o tempo é o que menos me importa. Afinal de contas, correr 15k em 1h20 é possível com um bom treinamento e passa muito rápido; mas, manter-se na dieta por 22 anos, é um sacrifício bem maior e, essa prova, eu não aceito perder jamais!!! Bora correr, pessoal!!!"

Saiba mais sobre Os Giros da Família Girotto

Os Giros da Família Girotto surgiu com o intuito de mostrar a preparação de um pai (João Girotto) e de três filhos (Gustavo, Guilherme e Bruna), todos corredores bem amadores, mas que são apaixonados pela corrida e estão se preparando para a São Silvestre 2017. Serão postadas matérias às segundas e quintas-feiras sobre os treinos, dificuldades, alegrias, frustrações, alimentação, rotina, enfim, tudo que eles estão fazendo para tentar superar os limites individuais de cada um.

A corrida - A Corrida Internacional de São Silvestre acontece todo o dia 31 de dezembro na Capital de São Paulo. A corrida tem um percurso de 15km. Assim, diferente do que muitos pensam, não se trata de uma maratona. Isso porque, uma maratona são 42,195 km. Em 2016, o etíope, Leul Aleme, terminou a corrida em 44:53 e a queniana, Jemima Sumgong, finalizou a prova em 48:01.

Os objetivos de nossos corredores - Na Corrida de São Silvestre de 2016, tanto Bruna quanto João Girotto terminaram a prova com um tempo acima de 2 horas. Já Guilherme, terminou em 1h27. Gustavo não participou. Para 2017, cada um tem um foco. Bruna, 33 anos, quer terminar a prova em até 1h45. Será que consegue? Guilherme, 37 anos, quer ser o cassilandense mais rápido da São Silvestre esse ano. Será que vai? Gustavo, 39 anos, quer terminar a prova sem caminhar. Conseguirá ou não? E o patriarca, João Girotto, 68 anos, que foi submetido a uma cirurgia de hérnia, em agosto deste ano, tem como objetivo completar a prova em 2h12, ou seja, no mesmo tempo que fez a prova do ano passado.

SIGA-NOS NO Google News