Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 27 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Nova CNH deve evitar falsificações

Ana Paula Marra/ABr - 08 de abril de 2006 - 18:29

O novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), começou a valer esta semana. O objetivo principal de atualizar o modelo da CNH, segundo informou o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alfredo Peres da Silva, foi dificultar qualquer tipo de falsificação. "No novo modelo, foram implementados novos recursos de segurança que vão tornar mais difícil falsificar a carteira de habilitação", disse, em entrevista à Rádio Nacional AM.

O novo documento será confeccionado em um tipo de papel mais seguro, de cor azulada, e terá uma fita holográfica semelhante à da nota de R$ 20, uma espécie de marca d’água. Ele também terá um código numérico de segurança, gerado por uma fórmula, que permitirá detectar se aquela CNH foi imprensa por meios legais ou não. O novo documento também traz, como o antigo, a foto do motorista, o numero da identidade e o próprio CPF do motorista, já que se trata de um documento de identificação. Tudo isso, garantiu Silva, sem nenhum custo adicional para o motorista: "Todas as modificações foram feitas de tal modo que não ocasionará nenhum acréscimo de aumento de preço".

A nova formatação da Carteira Nacional de Habilitação, explicou o diretor do Denatran, veio apenas para adequar as necessidades que os órgãos de trânsito sentiam de fazer constar maiores observações e ter um elemento a mais de segurança para evitar falsificações e, conseqüentemente, proteger o cidadão.

Conforme informou Alfredo Peres da Silva, os departamentos estaduais de Trânsito (Detrans) de cada estado terão 90 dias, contados a partir da última quarta-feira (5), para começar a emitir o novo modelo. Os motoristas não estão obrigados a fazer a nova CNH antes do vencimento do modelo em vigor. No entanto, caso desejem pedir a nova carteira antes do fim da validade do documento antigo, ela estará disponível ao motorista.

SIGA-NOS NO Google News