Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: treino para as férias

Mundo Fitness

Gazeta Esportiva - 12 de setembro de 2021 - 11:00

Mundo Fitness: treino para as férias

Já repararam como é fácil ganhar uns quilinhos extras num único fim de semana, mas que demora quase a semana toda para recuperar o peso? Ou pior, que basta relaxar um pouquinho durante as férias e acabar perdendo algumas peças de roupa por um bom tempo? Este “fenômeno” conhecido como “efeito sanfona” ou “efeito ioiô” acontece basicamente em razão de um desequilíbrio energético. Ou seja, provavelmente você abusou no consumo de calorias comendo mais do que o seu organismo está acostumado ou negligenciou suas atividades físicas, gastando pouca energia ao longo do período.

Se você faz parte desse perfil, há duas maneiras de se contornar a questão: comendo menos ou gastando mais. Simples assim. Nesse sentido, ainda que durante as férias, há algumas sugestões de atividades físicas para se queimar muitas calorias, sem deixar a diversão de lado.

Quem vai para praia pode optar pelas modalidades aquáticas, já que o local e o clima são propícios para tais práticas. A natação em águas abertas é uma alternativa boa para exercitar todos os segmentos corporais e vários grupos musculares simultaneamente. O Stand Up Paddle também é um ótimo exercício para os membros superiores e principalmente para a musculatura do core (responsável pela estabilização e equilíbrio sobre a prancha). Já para quem curte treinamento resistido, o caiaquismo pode ser o seu exercício e ainda, caso não seja muito chegado a atividades aquáticas, há sempre a possibilidade de caminhar ou correr ao longo da orla.

Aos quem vão para o interior é possível buscar novos ares com a prática do montanhismo, atividade comum àqueles que curtem turismo ecológico. Para tanto, é interessante conhecer bem o local e preferencialmente ser guiado por um especialista, que poderá proporcionar um passeio mais agradável e seguro. Para quem se encontra bem condicionado e gosta de desafios pessoais, a escalada esportiva realizada em paredes que variam de 20 a 60 metros de altura, em condições controladas de segurança, testará sua força, resistência e equilíbrio simultaneamente. Ainda tem outra aventura esportiva, o rafting em corredeiras, que exige muita remada e trabalho em equipe.

Todas essas são atividades físicas que, feitas em condições de segurança e com a devida orientação profissional, certamente tornarão suas férias ainda mais divertidas, sem perder o ritmo e o condicionamento físico. Experimente e aproveite essa época para variar suas atividades! O que não pode é ficar parado!

Cristiano Parente
Professor e Coach de educação física, eleito em 2014 o melhor personal trainer do mundo em concurso internacional promovido pela Life Fitness. É CEO da Koatch Academia e do World Top Trainers Certification, primeira certificação mundial para a atividade de educador físico.

SIGA-NOS NO Google News