Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 27 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS quer atrair recursos da Europa para fundo do Pantanal

Governo quer que países da União Europeia contribuam com a preservação, a exemplo do apoio à Amazônia

Campo Grande News - 18 de março de 2024 - 07:20

MS quer atrair recursos da Europa para fundo do Pantanal
Estado quer que europeus vejam o Pantanal como um bioma para ajudar na proteção, a exemplo da Amazônia (Foto: IHP) - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

O Governo de Mato Grosso do Sul acredita que pode demonstrar aos europeus que o Pantanal merece recursos para fundo de proteção criado recentemente, a exemplo do Fundo da Amazônia, que é mais conhecido e recebe financiamento estrangeiro. O titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, acredita que a primeira investida, feita em visita recente à Bruxelas, onde se encontra a sede da união Europeia, foi um passo importante nesse sentido.

Conforme Verruck, que foi à Bélgica junto com o secretário-executivo de Meio Ambiente da Semadesc, Arthur Falcette, integrando comitiva brasileira para tratar das restrições que passam a valer para produtos originários de áreas com desmatamento, surgiu a oportunidade de reunião com representantes de ONGs e autoridades da União Europeia e ele pôde exibir material sobre o Pantanal.

O Fundo Clima Pantanal foi criado pela Lei Estadual 6.160, votada no final de 2023 e que entrou em vigência no mês passado, sendo prevista uma capitalização inicial de R$ 40 milhões por parte do Governo. O secretário pontuou que há um interesse consolidado em relação à Amazônia e ao fundo para proteção da floresta e o que o Estado pretendeu foi demonstrar a iniciativa de proteção ao Pantanal, que também merece apoio internacional. Para isso, apresentou vídeo e prospectos em inglês, para que as pessoas soubessem mais sobre o Bioma e a riqueza de sua diversidade.

Verruck se reuniu com representantes de ONGs e de países europeus para divulgar Fundo Clima Pantanal (Foto: Divulgação Semadesc)
Verruck considerou a receptividade muito boa para essa primeira abordagem. “Foi uma percepção muito positiva”. Um dos aspectos que ele mencionou foi demonstrar a iniciativa da lei em restringir as possibilidades de desmatamento no Pantanal.

Sobre restrições que podem impactar produtores de carne e grãos no Estado diante da legislação da União Europeia a produtos de áreas com desmatamento, que foi o tema principal da viagem, ele considerou que o encontro permitiu descrever a realidade regional. Representantes de cadeias produtivas participaram da missão junto com autoridades do poder público.

O Estado deverá apresentar notas técnicas sobre as práticas agropecuárias. Segundo Verruck, o esforço é para demonstrar que o País se empenha em combater desmatamento ilegal e assegurar credibilidade com o mercado europeu, que é relevante para o Estado, conforme o secretário.

SIGA-NOS NO Google News