Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Domingo, 19 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministério da Saúde lança campanha contra hanseníase

Márcia Wonghon / ABr - 23 de abril de 2004 - 15:15

O Ministério da Saúde lança na próxima semana, campanha nacional nos meios de comunicação, para incentivar as pessoas que tem manchas claras na pele, sem sensibilidade ao calor e a dor, a procurar os postos de saúde para fazer diagnóstico de hanseníase.

O anúncio foi feito hoje, nesta capital, pelo secretário de vigilância em saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, durante reunião com representantes das secretarias estaduais e municipais de saúde do Nordeste, no Hotel Recife Praia.

De acordo com Barbosa, a idéia é identificar precocemente a presença do bacilo causador da doença, para que as pessoas possam tratar e evitar problemas futuros, inclusive deformidades físicas, com necessidade de cirurgias e próteses. “Quanto mais tarde for descoberta a doença, o tratamento será mais difícil, trabalhoso e poderá deixar seqüelas”, disse. Ele reconheceu que a hanseníase, que é contagiosa, acontece principalmente entre pessoas que vivem em comunidades de baixa renda, onde toda a família dorme no mesmo quarto.

A campanha vai envolver rádio, televisão e mobilização comunitária, com parceria de Organizações Não Governamentais como o Movimento de Reintegração de Hansenianos e artistas voluntários.

A meta do Ministério da Saúde é eliminar a hanseníase do país até o final do próximo ano. O Plano nacional de erradicação da doença prevê ações de atendimento aos pacientes, com apoio de equipes do programa Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde, prioritariamente nos 213 municípios do país que concentram maior prevalência de casos. A hanseníase já foi eliminada nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

SIGA-NOS NO Google News