Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Iagro apresenta resultados de doenças que preocupam

Nádia Costa - 23 de julho de 2003 - 09:55

Acontece amanhã, às 8:30 no auditório do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), a apresentação dos resultados da primeira fase da sorologia para a doença de Newscastle e Influenza Aviária. Além da preparação para a próxima fase que é a validação dos trabalhos.
Estarão presentes os responsáveis técnicos pelas empresas integradoras, como a Seara Alimentos (Sidrolândia); Frongosul Doux e Avipal, de Dourados; Frandelli (Itaquiraí); Comaves (Terenos) e Frango Ouro de Aparecida do Taboado. Além dos médicos veterinários desses municípios, gerentes e gestores da defesa e inspeção animal da agência.
A primeira fase da sorologia começou em outubro de 2002, num ciclo de sete semanas. A segunda fase está prevista para iniciar em outubro deste ano e a colheita será em abatedouros e a campo, com um prazo aproximado de um ano, destaca o médico veterinário do Iagro e responsável estadual pelo Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), Odilon Rosa de Matos.
A doença de Newscastle é uma infecção das aves, provocada por um vírus que causa alterações respiratórias e no sistema nervoso desses animais, também conhecida como pseudopeste e pneumoencefalite aviária. É mais frequente em aves adultas. Há seis anos que não se tem caso da doença em criações comerciais, no Brasil. Sendo que o último registro ocorreu num assentamento em Goiás, em criações de fundo de quintal, finaliza Odilon.
A influenza aviária é uma doença infecciosa também das aves, causada por um vírus que provoca alterações no sistema circulatório. No Brasil ela ainda não foi diagnosticada, tratando-se de uma doença exótica.

SIGA-NOS NO Google News