Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 1 de Dezembro de 2021
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aposentados e pensionistas terão juros baixos

Ana Paula Marra/Agência Brasil - 07 de outubro de 2003 - 15:37

Em breve, aposentados, pensionistas e trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) poderão fazer empréstimos em bancos. O governo federal lançou Medida Provisória, em setembro, que concede o benefício.

O valor do empréstimo será definido pelas instituições bancárias, e o pagamento será por meio de desconto em folha, a ser combinado também com os bancos. O valor máximo da prestação mensal para pagamento do empréstimo está limitado em 30% do benefício do aposentado. Por exemplo, quem ganha R$ 300,00 vai pagar, no máximo, R$ 90,00 por mês. As taxas de juros não devem passar de 2% ao mês. O governo orienta as pessoas para que antes de contrair o crédito, consultem as taxas de juros cuidadosamente.

A princípio, somente poderão fazer os empréstimos bancos credenciados junto ao INSS para pagar aposentadorias e pensões. Hoje, além da Caixa Econômica Federal e dos Correios, 32 instituições estão habilitadas a pagar 21 milhões de benefícios no país. O aposentado que tomar o empréstimo não poderá trocar de banco enquanto não quitar a dívida. A idéia do governo é aquecer a economia do país. O dinheiro poderá ser utilizado para comprar material de construção, roupas, brinquedos, comida e até mesmo para iniciar um pequeno negócio.


SIGA-NOS NO Google News