Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 14 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

2,9 milhões de idosos vacinados no primeiro dia

Agência Saúde - 21 de abril de 2004 - 08:14

Dados da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, indicam que 2.915.415 pessoas foram vacinados contra a gripe no último sábado, dia 17 de abril, início da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. Isto representa uma cobertura de 19,1% do total da população de idosos. Em relação à meta de vacinação, que é 70% do público-alvo – 10.648.772 pessoas – o percentual de cobertura é de 27,3%.

Este é o maior índice alcançado pelo Ministério da Saúde num primeiro dia de campanha, desde 1999, quando foi adotada pela primeira vez a vacinação de idosos contra gripe. O levantamento não conta com dados do estado do Mato Grosso, cuja rede de telefonia encontra-se em manutenção, impedindo repasse de dados ao Ministério da Saúde. O resultado final da campanha será divulgado no dia 31 de maio.

A apuração revelou aumento da procura pela vacina nos postos de saúde nas primeiras horas do dia. Foram informados 802.149 idosos a mais em relação ao primeiro dia da campanha de 2003, que teve a vacinação de 2.113.266 pessoas. De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI) da SVS, as informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde refletem o êxito da sexta Campanha Nacional de Vacinação do Idoso.

A grande quantidade de pessoas vacinadas no dia 17 sem transtorno reafirma a importância da mobilização dos servidores e voluntários para atender a demanda. Este ano, 265 mil voluntários estão envolvidos na campanha, que vai até o dia 30 de abril, em 57 mil postos de saúde de todo o país.


O transporte das equipes foi assegurado por 46 mil veículos, incluindo embarcações e aeronaves nas regiões de difícil acesso, em especial na Amazônia. Este esforço é possível pela estruturação e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), que permite a articulação do Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de saúde em prol das ações de Saúde Pública.

Apesar das chuvas no Amazonas e parte dos estados do Pará, Acre, Amapá, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Mato Grosso, Espírito Santo e Santa Catarina, os primeiros dias de mobilização transcorreram bem em todo o Brasil.

A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso realizada no Brasil é uma das maiores do mundo. Além da vacina contra a gripe, os postos de saúde aplicam, gratuitamente, doses da Dupla Adulto, que protege contra difteria e tétano. A Dupla Adulto foi ofertada aos idosos que não completaram a série de três doses ou não tomaram o reforço após dez anos. Também é oferecida vacina contra um tipo de pneumonia, a pneumocócica, para idosos internados em hospitais, casas geriátricas e instituições assistenciais que não tenham recebido a dose nos últimos cinco anos. De acordo com o PNI, todos os estados e o Distrito Federal já deram início a este trabalho.

"A vacinação dos idosos representa uma grande conquista social, pois o Brasil é um dos poucos países do mundo que oferecem essa vacina gratuitamente ", destaca Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. "A idéia é garantir qualidade de vida para as pessoas com mais de 60 anos", ressalta o secretário.


SIGA-NOS NO Google News