Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

16/12/2015 07:29

ZIKA VÍRUS: Saiba quais são os sintomas e procedimento em caso de suspeita

Agência do Rádio

 Os casos suspeitos de microcefalia, no país, tem aumentado nas últimas semanas. De acordo com último boletim epidemiológico do ministério da Saúde, foram notificados mais de dois mil e quatrocentos casos suspeitos até agora. Foi comprovado pelo próprio ministério que esse tipo de microcefalia, em específico, tem relação com o zika vírus, que é transmitido pelo mosquito aedes aegypt – transmissor também da dengue e chikungunya. A coordenadora do comitê de virologia da Sociedade Brasileira de Infectologia, SBI, Nancy Bellei, explica quais são os principais sintomas do zika.

“A pessoa pode ter febre. Geralmente não é uma febre muito alta, não é 39 ou 39 e meio. Geralmente é abaixo de 38. Alguns dias, segundo e terceiro dia, já aparece na pele um vermelhidão com muita coceira em uma área muito grande do corpo. Então é uma vermelhidão intensa que coça muito. Que dura três ou quatro dias e aí acaba.”

A médica ginecologista Lucila Nagata explica qual é o procedimento a partir da suspeita e qual é o protocolo realizado pelo ministério.

“Essas pacientes que teriam essa suspeita então são encaminhadas, hoje em dia, pelo protocolo que saiu do ministério da Saúde, foi publicado e inclusive tem na internet. A orientação é que são pacientes de notificação compulsória e esses bebês ao nascimento devem ser investigados. Fazendo acompanhamento com infectologista, neurologista. Deve-se fazer uma tomografia do crânio, os exames transfantonelares. Ou seja, essa criança vai ser toda rastreada do ponto de vista neurológico e infeccioso se essa microcefalia for confirmada.”

Até o momento foram notificados mais de dois mil e 400 casos suspeitos de microcefalia em 19 estados brasileiros e no Distrito Federal. O ministério da Saúde recomenda que a população, e principalmente as gestantes, evitem criadouros do mosquito aedes aegypt, utilizem repelentes e vistam roupas de manga comprida ou calça.

Reportagem, Sara Rodrigues

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)