Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

09/05/2013 18:00

Você sabe o que faz o Zootecnista?

Conselho Federal de Medicina Veterinária

Muitos brasileiros ainda não sabem, mas os Zootecnistas contribuem consideravelmente para garantir a segurança alimentar e o bem-estar da população. Embora ainda pouco conhecida, a área de atuação desse profissional é fundamental para o avanço de um dos principais setores da economia brasileira - o agronegócio. São eles os responsáveis pela avaliação, aprimoramento e melhorias genéticas de animais de produção, assim como do manejo das criações que se transformam em alimentos para o mercado interno e externo do País.

Também são deles a incumbência de selecionar os animais que formam o rebanho matriz para reprodução, de determinar o sistema e as técnicas a serem usados em cruzamentos, de pesquisar as necessidades nutricionais do rebanho e estabelecer a dieta adequada aos animais. "O Zootecnista busca controlar a produtividade e trabalha diretamente na questão da segurança alimentar com enfoque nos aspectos nutricionais em rebanhos, em animais confinados nos centros de apreciação e também em pets", detalha o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Benedito Fortes de Arruda.

Área tem ganhado espaço importante no país

Segundo a presidente da Comissão Nacional de Ensino da Zootecnia (CNEZ) do CFMV, Ana Cláudia Ambiel, o mercado de trabalho para o Zootecnista está cada dia mais atrativo e abrangente. Ela observa que além de trabalhar a adequação do sistema criatório - bovinos de corte e de leite, aves, suínos, ovinos, caprinos, bubalinos, equinos, organismos aquáticos, animais silvestres, entre outros, os Zootecnistas também são responsáveis pela implantação e manejo de pastagens. "É uma profissão de grande importância social e econômica, porque nosso trabalho proporciona o desenvolvimento de todo o setor do agronegócio", avalia Ambiel.

Ao contrário do que possa parecer à primeira vista, o Zootecnista não atua somente no campo, mas também na indústria alimentícia, em universidades, institutos de pesquisa e órgãos públicos. "Também trabalhamos a questão do bem-estar dos animais selvagens em zoológicos e centros de triagem e atuamos de forma sustentável para a conservação dos recursos naturais", acrescenta a Zootecnista. A grade curricular é ampla, já que estão incluídas na formação do Zootecnista disciplinas como nutrição e alimentação animal, pastagens, melhoramento genético animal e de plantas, bioclimatologia, comportamento animal, ciências do solo e biotecnologia, por exemplo.

Área Jovem e promissora

A Zootecnia é uma profissão jovem. A primeira Faculdade de Zootecnia no Brasil foi fundada em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, em 13 de maio de 1966, quando é comemorado o Dia do Zootecnista. A profissão foi regulamentada em 1968. Atualmente, existem no País 112 cursos de Zootecnia formando cerca de 3,5 mil profissionais por ano. O Conselho Federal de Medicina Veterinária tem registrados 7.400 Zootecnistas atuantes. "Atuamos na cadeia produtiva com olhos para o mercado de crédito de carbono, fair trade, orgânicos, bem-estar animal, inserção mo mercado de energia (biodisel e etanol), biotecnologia e nutrigenômica, atuação estratégica na cadeia de pets e área de serviços e lazer rural", acrescenta Ana Cláudia Ambiel.

Assessoria de Comunicação CFMV

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)