Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/07/2015 07:37

Você aí - preparado para a crise?

Manoel Afonso
Você aí - preparado para a crise?

Um amigo indaga ironizando: “será que vamos repetir a inflação do Sarney?” Percebi a intenção dele, mas fiz questão de explicar-lhe que a situação é bem diferente daquela vivida na década de 90, onde a inflação bateu 800% anuais, contra os atuais 9% .


Evidente que o brasileiro exagera em tudo, mas não há clima para se retomar alguns hábitos - como por exemplo - de se correr as compras como se estivéssemos próximos de uma hecatombe de proporções cinematográficas.


E falando sério - além do mais, o pessoal não tem dinheiro disponível, sofre com a alta dos preços dos serviços, grande parte da população está endividada e sob risco de perder o emprego na iniciativa privada. O noticiário do dia a dia é um bom termômetro para se aferir a real situação e assim ter um prognóstico razoável do que vem por aí.


É inegável que a indústria está demitindo e o comércio por extensão já aplica o mesmo remédio por conta da queda das vendas contrastando com o chamado ‘custo Brasil’. Quem abusou do crédito e exagerou nas compras vai ter dificuldades para quitar em dia a prestação do carro, moto ou dos eletrodomésticos. Tudo é proporcional ao sonho de consumo: tem gente que se enrola por R$500,00 e outros por R$1 milhão e assim por diante.


Para quem tem os pés no chão não é hora de inventar moda. É bom começar em casa ‘vigiando’ as luzes acesas da casa; reduzindo o consumo de água, telefone e cortando gastos supérfluos – além de rever os hábitos pessoais. Além do mais, ‘aquela viagem’ por exemplo , pode esperar – dependendo da receita mensal da família.


A gente sabe que cada caso é um caso, mas em se tratando de economia o efeito dominó está sempre presente. Quem não recebe não paga e essa fila se alonga naturalmente pelas mais diferentes classes sociais. Apenas uma minoria da população se mantém incólume e segura no meio da tempestade econômica.


Longe de ‘terrorizar’ o quadro, a recomendação é no sentido de se adotar o equilíbrio, o juízo nas contas pessoais. Evidente que o Brasil não é a Grécia, um exemplo irresponsável a ser evitado.


Se não temos a sabedoria do grego Péricles, vamos adotar a filosofia do Lúdio Coelho, ‘de só gastar o que temos’. É simples, sem ‘economês’, mas funciona. De leve...

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)