Cassilândia, Quarta-feira, 23 de Maio de 2018

Últimas Notícias

07/06/2004 15:32

Vítimas da violência no Brasil são jovens, e negros

Paula Mesquita / ABr

A maior parte das vítimas de violência hoje, no Brasil, é formada de jovens, negros, de baixa renda, entre 15 e 24 anos. É o que mostra o livro “Mapa da Violência IV: Os Jovens do Brasil. Juventude, Violência e Cidadania”, lançado hoje, em Brasília, pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos e o Instituto Ayrton Senna.

Os dados revelam crescimento anual de 5,5% na ocorrência de crimes como homicídios, além de acidentes de transporte. Mostram ainda o crescimento desse tipo de violência no interior, saindo das grandes cidades e regiões metropolitanas.

A taxa de homicídios aumentou para 54,5% em 2002, contra 30% em 1980. As maiores taxas de homicídios no ano de 2002 foram registradas no Rio de Janeiro, Pernambuco e Espírito Santo. O relatório mostra que a maior parte dos acusados de homicídio é formada de jovens de 20 anos, sendo o maior índice registrado entre os homens, principalmente negros.

Já os acidentes de trânsito são responsáveis por 15,6% das mortes de jovens, sendo a maior incidência entre brancos. Nos fins de semana, o número de mortes cresce, tanto por homicídios, como por acidentes de trânsito.

O Brasil está em quinto lugar em número de jovens mortos por violência, em 67 países pesquisados. O representante da Unesco, Jorge Werthein, disse que o livro mostra algumas sugestões de políticas públicas a serem adotadas. Ele acredita que “um programa como o primeiro emprego dá retorno imediato” e tira o jovem da criminalidade.

O ministro do Esporte, Agnelo Queiroz participou do lançamento do livro. Ele disse que o governo federal já está tomando providências para tirar os jovens da criminalidade e colocar em prática algumas estratégias para solucionar esse problema.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 23 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Terça, 22 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Segunda, 21 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)